MEC suspende implementação do Novo Ensino Médio
20230315084257_mg_9578_1 (1)

MEC suspende implementação do Novo Ensino Médio

Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União congela cronograma por 90 dias

Tatiana Py Dutra 5 abr 2023, 11:37

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (5) traz portaria que suspende o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) por 60 dias a partir do término da consulta pública criada pelo governo federal para avaliação e reestruturação da reforma. Mas, na prática, o prazo já começa a valer a partir de hoje. 

De acordo com a portaria, ficam suspensos os prazos estabelecidos pelos artigos 4º, 5º, 6º e 7º da portaria número 521, de 13 de julho de 2021. Além do plano de implementação da reforma, esses artigos tratam sobre distribuição de materiais e recursos didáticos para o NEM, sobre o alinhamento das matrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da atualização da matriz de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A medida foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na tarde de terça (4). O titular da pasta rechaça a possibilidade de revogação da reforma, como reivindicam entidades estudantis e especialistas. Segundo Santana, o período de suspensão servirá para o ministério para rediscutir a reforma e reunir contribuições para aprimorar o modelo. 

“O que está suspenso é a portaria do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio, especificamente, o que está relacionado ao Enem. O que estamos suspendendo é qualquer avanço na implementação, até que essa comissão defina, avalie, ouvindo a todos, quais serão as modificações, mudanças ou correções que nós faremos no Ensino Médio. Há necessidade de rever toda essa discussão. É o que estamos fazendo ao propor a consulta pública” afirmou o ministro ao jornal Folha de S.Paulo.

Em pronunciamento, ontem, Santana disse que o processo de implementação do cronograma foi  “atropelado”:

“Avaliamos que houve erro na condução da execução [da reforma]. Não houve orientação, não houve formação de professores, nem adaptação para infraestrutura das escolas. Não se faz uma mudança no ensino de uma hora para outra. Faltou diálogo e eu como governador senti isso à época”

Hora de lutar

O Coletivo Juntos, que integra o movimento de estudantes que pleiteia a revogação da reforma, acredita que a suspensão do NEM é reflexo da pressão e mobilização dos alunos. Porém, adverte que esse é apenas o primeiro passo rumo ao objetivo.

“Apesar de uma 1⁰ vitória, ainda tem muito pela frente: queremos a revogação completa de toda a Reforma do Ensino Médio e suas consequências na educação. O governo precisa ouvir os especialistas e os movimentos: é preciso vontade política para garantir a revogação”, manifestou o grupo, em suas redes sociais.

O Juntos ainda leva a campo uma campanha que convida estudantes de Ensino Médio a transformar cada escola em um comitê de luta pela revogação da reforma. Interessados podem se cadastrar no site https://juntos.org.br/escoladeluta/ e ainda receber uma cartgilha com orientações sobre como criar um Grêmio Estudantil.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão