A liderança da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados deve ser mais combativa e independente
bandeira_psol-01-scaled-1-scaled-1-1068x601-1

A liderança da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados deve ser mais combativa e independente

A atuação da bancada do PSOL em Brasília exige independência perante o governo

Roberto Robaina 3 maio 2023, 07:57

Foto: Reprodução / PSOL

O PSOL deve defender o governo contra todo e qualquer ataque da extrema direita e deve valorizar as medidas que favoreçam o povo pobre e trabalhador. Cada medida que seja favorável ao povo deve ser assim reconhecida e dado os devidos créditos. O que o governo fizer a favor do povo não pode ser tirado por ninguém.

Mas o partido deve ser de esquerda e deve ter suas bandeiras bem firmes. Seus líderes devem ser altivos e não podem perder o sentido das proporções. Não podem vender como vitórias gigantescas o que é o cumprimento muito básico de uma necessidade muito sentida. Se faz isso, o partido perde crédito. Na linguagem popular começa a ser visto como “puxa- saco” , uma expressão vulgar mas que deixa evidente quando o povo identifica uma posição subalterna.

Vejamos, por exemplo, o caso do aumento do salário mínimo anunciado pelo presidente Lula. É muito importante que o país comece a ter uma política que não se limite a repor a inflação. Mas o reajuste de 18 reais acima do que Bolsonaro teria definido está muito aquém do necessário. Não se pode afirmar que tal reajuste seja uma vitória digna de nota. Apesar disso, Guilherme Boulos, o atual líder do partido na Câmara dos Deputados, comemora como se fosse um feito extraordinário. Menos, por favor, bem menos.

O Brasil necessita de uma política mais agressiva de aumento do salário mínimo. É isso que o PSOL deve defender. Essa deve ser nossa bandeira. Da mesma forma, o partido deve dizer com clareza que o ajuste fiscal previsto na regra da equipe econômica não é correto e precisa ser rejeitado. Felizmente, a maioria da bancada de deputados do PSol já tem essa compreensão. As elaborações do economista David Deccache, assessor econômico do PSOL , mostram bem que o país necessita de investimentos públicos, não de ajuste e austeridade. É assim que devemos combater a extrema direita e avançar na construção de uma alternativa ao domínio burguês no Brasil.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão