Protesto e projeto de lei: PSOL reage a racismo no futebol
vini_jr_mundial_de_clubes

Protesto e projeto de lei: PSOL reage a racismo no futebol

Parlamentares exigem respostas do governo espanhol e propõem punições para crimes cometidos nos estádios

Tatiana Py Dutra 24 maio 2023, 14:44

Foto: Fifa World Cul/Reprodução

Diante das aparentes dificuldades que clubes e cartolas de futebol enfrentam para combater o racismo no futebol e nos estádios, o deputado estadual Professor Josemar Carvalho (PSOL-RJ) apresenta uma proposta simples: punições rigorosas e pedagógicas para times, jogadores e torcedores. 

Na manhã de terça-feira (23), o parlamentar protocolou, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), um projeto de lei que prevê, além de campanhas educativas nos intervalos dos jogos, a interrupção de partidas em caso de denúncia ou manifestações racistas por qualquer pessoa presente no ambiente de jogo (leia mais abaixo).

“A aprovação deste projeto é importante para que tenhamos ações efetivas e reais de combate ao racismo. O caso de Vini Jr. nos mostra um limite, que se esgotou, pois não é possível aceitar mais atitudes deste tipo. Por isso, a nossa proposta vai se chamar ‘Vinicius Jr. de combate ao racismo’ e a esperança é que a aprovação ocorra em um prazo curto”, disse ao G1 o deputado, que também propôs conceder a Medalha Tiradentes, maior honraria do Poder Legislativo Estadual ao atleta do Real Madrid.

Além das medidas obrigatórias, o projeto também sugere a criação do ‘Protocolo de Combate ao Racismo’, com as seguintes orientações:

A lei proposta por Josemar Carvalho ainda contempla um protocolo de ações para lidar com a prática de racismo em eventos esportivos. Segundo a norma, qualquer cidadão poderá notificar conduta racista a autoridade que estiver presente no estádio; essa, por sua vez, informará imediatamente ao plantão do juizado do torcedor presente no local, ao organizador do evento esportivo e ao delegado da partida quando houver, e logo que for possível ao Ministério Público, à Defensoria Pública, Comissão de Combate às Discriminações da Alerj e a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A partir daí, o árbitro deverá interromper o jogo. Se aprovadas pela Alerj e pelo governo do Estado, a lei passa a valer imediatamente em todo o Rio de Janeiro.

“Macaco”

O jogador Vinícius Junior sofre perseguição de cunho racista no futebol espanhol já há algumas temporadas. Porém, o episódio registrado no último domingo (21), durante partida entre Valencia e Real Madrid, chocou por sua violência. Da arquibancada, torcedores gritavam “mono, mono” (macaco). O jogo chegou a ser paralisado por cerca de oito minutos no segundo tempo, após denúncia do jogador ao árbitro. Porém, nos minutos finais, o brasileiro foi expulso após confusão com o goleiro Mamardashvili, mesmo tendo Vini Jr. sido agredido com um mata-leão por um jogador adversário.

A LaLiga, entidade responsável pela organização do campeonato espanhol, e a imprensa especializada resistem em reconhecer a existência do racismo e a necessidade de combater a questão. Mais de dez denúncias apontando ataques ao brasileiro já foram feitas para a autoridade esportiva Desses, três foram arquivados e os demais seguem correndo normalmente na justiça. Até agora, nenhuma medida punitiva foi tomada.

Apenas em fevereiro a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabeleceu punições mais rigorosas para o racismo nos estádios. Entre eles, multa de até R$ 500 mil, perda de mando de campo ou jogo com portões fechados. Ainda há o caso de perda de pontos. A conferir se tais medidas serão realmente aplicadas, uma vez que racismo já é considerado crime inafiançável no Brasil

Protestos nos consulados

Pelo menos dois atos públicos em solidariedade a Vini Jr foram realizados na noite de terça-feira, em frente aos consulados da Espanha em Porto Alegre e em São Paulo. Na Capital gaúcha, a atividade reuniu cerca de 30 pessoas, que deram depoimentos sobre experiências e cobraram uma postura mais rigorosa do governo espanhol no combate a essa mazela.

Cerca de 200 pessoas se manifestaram em frente a autoridade diplomática da espanha em Sâo Paullo, entre políticos, lideranças partidárias e militantes do movimento negro. No ato, foram projetadas palavras de ordem no prédio do consulado, como “LaLiga racista” e “Não é futebol, é racismo”. Nas falas ao microfone, parlamentares e ativistas cobraram mudança na cultura espanhola e se solidarizaram com o sofrimento do atleta brasileiro.

“A gente foi obrigado a assistir esse homem ser massacrado por um estádio inteiro na Espanha; esse homem ser agredido fisicamente, expulso do jogo e não ter nenhum tipo de apoio nem do Estado Espanhol, nem da LaLiga e de ninguém que se prontificou e se dignificou a parar aquele jogo. O correto teria sido paralisar, parar dar uma punição ao time, uma punição severa aos racistas e nada disso aconteceu. Isso é mais que um incidente diplomático. E por isso estamos aqui na frente do Consulado da Espanha. Esperamos ações de fato, de peso do governo espanhol ao que foi, sobretudo, uma agressao ao povo negro”, afirmou a vereadora Luana Alves.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão