Vereador de Caxias do Sul mantém mandato após falas racistas
Sandro-Fantinel-848x477

Vereador de Caxias do Sul mantém mandato após falas racistas

Apesar de apoio popular, Câmara não reuniu votos suficientes para cassar Sandro Fantinel (sem partido)

Redação da Revista Movimento 18 maio 2023, 11:32

A Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS) rejeitou o pedido de cassação de Sandro Fantinel (sem partido). Em 28 de fevereiro, o parlamentar usou a tribuna da Casa para fazer declarações racistas e xenófobas relativizando o caso de trabalho escravo em vinícolas de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Após a repercussão do caso, ele foi expulso de seu partido, o Patriotas. 

Em sessão realizada na terça-feira (16), 13 dos 23 vereadores foram favoráveis à perda de mandato do empresário bolsonarista, mas eram necessários 16 votos para aprovar a medida. Nove parlamentares votaram pelo arquivamento da acusação de quebra de decoro.

Aliviado, Fantinel se disse arrependido e resumiu o episódio a “uma fala infeliz:.

“Eu fiz uma fala infeliz, eu fui infeliz, eu estava num momento infeliz, eu deixei muito claro meu arrependimento, peço novamente desculpas e perdão às pessoas, à comunidade, ao povo que se sentiu ofendido”.

O parlamentar acrescentou que o baque o ajudará a mudar e garantiu que “a ideologia radical não fará parte” do seu cotidiano. Encerrou seu pedido de descupas com uma fala vitimista.

“O que eu posso dizer é que o arrependimento é explícito e para complementar minha fala eu quero dizer o seguinte, não matei ninguém, não estuprei, não roubei, não desviei, não maltratei ninguém e isso está dentro de mim nos meus 55 anos de idade. Nunca fiz isso. Ao contrário de mim, tem gente que fez isso e está livre e que foi perdoado”, comentou.

As declarações

Um forte movimento popular fez com que a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul iniciasse o processo de impeachment de Fantinel. Após a libertação de mais de 200 trabalhadores, baianos em maioria – contratados por empresas que prestam serviço às vinícolas Aurora. Salton  Garibaldi – mantidos em regime análogo a escravidão em alojamentos insalubres, Fantinel fez pronunciamento sugerindo que se tratavam de pessoas preguiçosas. 

“O patrão vai ter que pagar empregado para fazer a limpeza todo dia pros bonito (sic) também? É isso que tem que acontecer? Temos que botar eles num hotel cinco estrelas para não ter problemas com o Ministério do Trabalho?”, disse Fantinel.

O vereador sugeriu que produtores e empresários “não contratem mais aquela gente lá de cima”, e disse dos baianos que “a única cultura que eles têm é tocar tambor na praia”. Fantinel disse ainda a contratação de argentinos que, segundo ele, “são limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa e, no dia de ir embora ainda agradecem ao patrão”, sugerindo que os trabalhadores baianos explorados seriam a antítese dessas qualidades.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão