Ato público reforça mobilização contra a privatização da Carris em Porto Alegre
367470972_837685831056875_5326971017609913476_n

Ato público reforça mobilização contra a privatização da Carris em Porto Alegre

Movimento luta em defesa da empresa pública de transporte na cidade

Júlio Câmara 22 ago 2023, 15:29

Aconteceu ontem na Câmara Municipal um ato contra a privatização da Carris, empresa pública de transporte de Porto Alegre, que está em curso desde a gestão do ex-prefeito Nelson Marchezan (PSDB) e pretende ser concluída pelo atual prefeito Sebastião Melo (MDB).

O evento, organizado pelo vereador Roberto Robaina (PSOL), contou com a participação de trabalhadores da Carris, rodoviários de outras empresas, representantes de sindicatos, centrais e movimentos sociais.

O objetivo da iniciativa é intensificar a luta contra a privatização, que ameaça a qualidade dos serviços e o emprego de centenas de trabalhadores. A Carris é a responsável por garantir o funcionamento de linhas que as empresas privadas não consideram interessantes. Nos planos do prefeito, os trabalhadores perderiam a estabilidade logo após o primeiro ano de privatização.

A diretora da Associação dos Trabalhadores do Transporte de Passageiros de Porto Alegre (Attropa) e cobradora da Carris, Rosângela Machado, representou os trabalhadores, reafirmando a importância da Carris pública para o sistema de mobilidade urbana da capital.

Manifestação na Carris

A próxima ação será um ato de protesto em frente à Carris, com a data a ser confirmada pela comissão de mobilização. Além disso, foi aprovada uma equipe que envolve o aporte das equipes jurídicas de mandatos e sindicatos para encontrar medidas que possam barrar a privatização.

O plano da privatização

O chamado para a privatização da Companhia Carris Porto-Alegrense foi feito em 25 de julho, e a sessão pública para avaliar as propostas acontecerá em 2 de outubro. Além da alienação de ativos, a transferência da operação das 20 rotas da Carris por 20 anos também está planejada. Espera-se que os acordos sejam formalizados até o início de 2024, após todas as etapas do edital serem cumpridas.

A Carris tem sido responsável pelas trajetórias de ônibus em Porto Alegre desde 1872. As 20 rotas em atividade constituem 22% do sistema de transporte coletivo da cidade. É uma empresa de economia mista, com a administração majoritária pertencendo à prefeitura de Porto Alegre (que possui 99,9% das ações).

Oposição unificada contra a privatização

O ato representou a unidade dos partidos da oposição, com a participação das bancadas do PSOL, PT e PCdoB. Além dos vereadores da oposição, participaram a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), as deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL), Laura Sito (PT) e Sofia Cavedon (PT), e o deputado estadual Miguel Rossetto (PT), além do ex-prefeito Raul Pont (PT).

Trensurb e GHC Também Lutam Contra a Privatização

Diretores do Sindimetrô-RS, do Sindisaúde-RS e da Associação de Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc) participaram do ato para apoiar a luta em defesa da Carris e destacar a importância de unificar as lutas em curso contra a privatização da Trensurb e do Hospital Fêmina, que constam na lista de desestatizações do governo Lula (PT).


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão