Família de Sâmia pede acesso a inquérito sobre morte de Diego
diegoesamia

Família de Sâmia pede acesso a inquérito sobre morte de Diego

Médico e outros dois colegas foram executados no Rio de Janeiro, na semana passada

Redação da Revista Movimento 10 out 2023, 11:00

Foto: Sâmia Bomfim/Facebook

A família da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) pediu acesso às informações do inquérito sobre o assassinato de Diego Ralf Bomfim, 35 anos. O médico e outros três colegas foram baleados em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada de 5 de outubro. Apenas uma das vítimas sobreviveu, Daniel Sonnewend Proença, 32. Diego, Marcos de Andrade Corsato, 62, e Perseu Ribeiro Almeida, 33, morreram na hora.

“Nossa família, através de nossos advogados, conforme nos autoriza a legislação brasileira, pediu acesso aos dados do inquérito sobre o assassinato do Diego para que possamos ter conhecimento sobre as linhas de investigação, dados e eventuais provas”, anunciou a deputada nas redes sociais.

Apesar de inicialmente ter sido aventada a hipótese de o crime ter motivação política, hoje a tese mais forte para a execução dos três médicos é a de  Perseu Ribeiro Almeida ter sido confundido com o miliciano Taillon de Alcântara Pereira Barbosa. Há dois anos, Taillon foi preso acusado de integrar uma organização criminosa que atuava na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. 

Em setembro deste ano, ele saiu em liberdade condicional e passou na Avenida Lúcio Costa, perto do local do crime. O miliciano ainda costuma frequentar um quiosque próximo e de nome semelhante ao que os médicos foram executados.

As vítimas não moravam no Rio de Janeiro. Eles estavam na cidade para o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, e estavam hospedados no Hotel Windsor, que sedia o evento, em frente ao local onde foram assassinados. Horas após o crime, pelo menos dois suspeitos foram encontrados mortos – possivelmente, após julgamento do tribunal do crime, que os condenou pelo engano.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão