Incra estabelece diálogo sobre regularização fundiária de quilombos
Quilombo

Incra estabelece diálogo sobre regularização fundiária de quilombos

Mesa de Acompanhamento da Política de Regularização Fundiária Quilombola vai acompanhar reconecimento de territórios

Redação da Revista Movimento 3 nov 2023, 13:03

Foto: AECV Brasil/Facebook

Na abertura do Mês da Consciência Negra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciou a criação da Mesa Nacional de Acompanhamento da Política de Regularização Fundiária Quilombola. O objetivo é estabelecer diálogo entre o governo federal e a sociedade civil organizada na busca de soluções para os processos relativos à população quilombola, como direito de uso e posse de terra, acesso às políticas públicas para a permanência nos territórios, além de assistência técnica, crédito e infraestrutura produtiva.

O Incra também busca integrar as ações federais às iniciativas nas superintendências estaduais e municipais, visando o reconhecimento de agricultores familiares remanescentes de quilombo como beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.

No dia 20 de novembro, completa duas décadas do decreto que regulamentou os processos de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes quilombolas. Porém, em 20 anos de decreto, também cresceram a tensão e disputa pelas terras tradicionalmente ocupadas por remanescentes quilombolas – tituladas e não tituladas. A busca por soluções, prevenção e gestão dos conflitos nos territórios quilombolas também será objeto dos diálogos entre os órgãos de instituições públicas e privadas e os movimentos representativos dessa população.

As diretorias de Governança Fundiária e de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamentos do Incra serão responsáveis por conduzir os encontros da mesa, a cada quatro meses. A atividade também deverá acontecer nas superintendências regionais, com o objetivo de estabelecer mesas de diálogo, nos mesmos moldes da nacional, para acompanhamento das demandas locais.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão