Deputadas do PSOL questionam projeto que submete vítimas de estupro a tortura 
Câmara de Santa Maria

Deputadas do PSOL questionam projeto que submete vítimas de estupro a tortura 

Projeto aprovado em Santa Maria (RS) quer forçar mulheres a “ouvir batimentos cardíacos” do feto antes do aborto legal

Redação da Revista Movimento 15 dez 2023, 14:00

Foto: Reprodução

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) acionou o Ministério Público Federal (MPF), na quarta-feira (13), pedindo providências quanto a um Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A proposta sugere que vítimas de abuso sexual que procurarem serviços de saúde para interrupção de gestação decorrente de violência antes façam ultrassonografia para ouvir os batimentos cardíacos do nascituro. 

A medida foi aprovada, sob protestos, pela Câmara de Santa Maria na noite do dia 12 de dezembro. Durante a votação, militantes do PSOL e de movimentos sociais protestaram no plenário com palavras de ordem contra os projetos de lei. Os protestos foram recebidos com truculência da polícia, acionada pelo presidente da Câmara, Givago Ribeiro (PSDB).

A autora do projeto, vereadora Roberta Pereira Leitão (Progressistas), justifica a medida como forma de “fornecer às gestantes vítimas de abuso sexual recursos adicionais, por meio das ultrassonografias, a fim de embasar suas decisões sobre a continuidade ou interrupção da gravidez”. Para Melchionna, a proposição é um ataque frontal ao direito ao abortamento legal das mulheres, ataque aos direitos sexuais e reprodutivos, revitimização de vítimas de violência sexual e potencial de gerar violação de direitos humanos de milhares de pessoas.

“Este é um projeto claramente inconstitucional, viola os direitos fundamentais das mulheres e juridicamente não para em pé. É preciso fazer uma luta para evitar que a tortura contra mulheres vítimas de estupro seja chancelada por meio da legislação”, alerta Fernanda Melchionna, que assinou a representação ao MPF  junto com a deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) e a secretária de Mulheres do PSOL Santa Maria, Alice Carvalho.

A Procuradoria Jurídica Legislativa da Câmara de Santa Maria, em parecer emitido em 29 de agosto, já havia se manifestado contrária à tramitação do PL 9647/2023. Além do MPF, o ofício assinado por Fernanda, Luciana e Alice também foi encaminhado para a Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão