‘Filho 04’ vira réu por fraude no DF
jairrenan

‘Filho 04’ vira réu por fraude no DF

Jair Renan e seu sócio teriam falsificado documento para obter empréstimos bancários

Tatiana Py Dutra 28 mar 2024, 09:41

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Herdeiro do talento familiar para o trambique, Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do inelegível, agora também se complica com a lei. A Justiça do Distrito Federal aceitou denúncia contra o rapaz – que é pré-candidato a vereador em Balneário Camboriú (SC) – por crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso. 

Jair Renan acabou implicado durante uma investigação cujo alvo era seu sócio, Maciel Alves, acusado de ser o cabeça de um esquema de fraudes que envolve crimes de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Na apuração, a Polícia Civil descobriu que o filho do ex-presidente havia feito ao menos duas declarações de faturamento de R$ 4,6 milhões da empresa Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia. A declaração, falsa, serviu para obter um empréstimo bancário, que, aliás, não foi pago.. 

“Não há dúvidas de que as duas declarações de faturamento apresentadas ao banco são falsas, por diversos aspectos, tanto material, em razão das falsas assinaturas do Técnico em Contabilidade […], que foi reinquirido e negou veementemente ter feito as rubricas, quanto ideológico, na medida em que o representante legal da empresa RB Eventos e Mídia fez inserir nos documentos particulares informações inverídicas consistentes nos falaciosos faturamentos anuais”, diz trecho do relatório final do caso, divulgado por O Globo. 

Jair Renan e seu sócio ainda contraíram pelo menos outros três empréstimos no Banco Santander usando o mesmo expediente ilegal. De acordo com a Polícia Civil, o 04 teria se beneficiado de parte dos valores obtidos de forma ilícita, pois eles foram utilizados para pagar a fatura do cartão de crédito de sua empresa, no valor de cerca de R$ 60 mil. 

De acordo com Admar Gonzaga, advogado de Jair Renan, o cliente “foi vítima de um golpe”. Ao jornal O Globo, o agora réu disse não reconhecer suas assinaturas nas declarações de faturamento supostamente falsas e negou ter solicitado os empréstimos bancários – versão que vai de encontro a provas periciais e testemunhais.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão