O calvário sufocante das mulheres palestinas
Mujeres-palestinas-1280x640-1

O calvário sufocante das mulheres palestinas

Entre as agressões cometidas pelo exército israelense constam estupros, agressões sexuais, espancamentos e humilhações

Meriem Laribi 27 mar 2024, 10:47

Via Viento Sur

Oito especialistas da ONU[1] deram o alarme em 19 de fevereiro. Em um comunicado à imprensa, eles expressaram sua “mais profunda preocupação” com as informações obtidas de “várias fontes”. Eles condenaram as execuções sumárias, estupros, agressões sexuais, espancamentos e humilhações de mulheres e meninas palestinas em Gaza e na Cisjordânia. Eles se referem a “alegações confiáveis de graves violações dos direitos humanos”, das quais as mulheres e meninas palestinas “foram e continuam sendo vítimas”[2].

De acordo com os testemunhos, informações e imagens que eles puderam verificar, mulheres e meninas “foram executadas arbitrariamente em Gaza, muitas vezes junto com membros de suas famílias, inclusive seus filhos”. “Estamos chocados com os relatos de alvos deliberados e execuções extrajudiciais de mulheres e crianças palestinas em locais onde buscaram refúgio ou enquanto fugiam” [3], às vezes levantando panos brancos em sinal de paz. Um vídeo divulgado pela Middle East Eye[4] mostra uma avó palestina morta a tiros pelas forças israelenses nas ruas do centro da Cidade de Gaza em 12 de novembro, quando ela e outras pessoas tentavam evacuar a área. No momento de sua execução, a mulher, chamada Hala Khreis, estava carregando seu neto, que agitava uma bandeira branca.

Centenas de mulheres também foram detidas arbitrariamente desde 7 de outubro, de acordo com especialistas da ONU. Entre elas estão ativistas de direitos humanos, jornalistas e trabalhadores humanitários. No total, “200 mulheres e meninas de Gaza e 147 mulheres e 245 crianças da Cisjordânia” estão atualmente detidas por Israel, de acordo com Reem Alsalem, relatora especial da ONU sobre violência contra a mulher. Ela falou de pessoas que foram “literalmente sequestradas” de suas casas e que estavam vivendo em circunstâncias “terríveis” de detenção. O comunicado de imprensa da ONU continuou dizendo que as mulheres foram submetidas a “tratamento desumano e degradante, privadas de absorventes higiênicos, alimentos e medicamentos”. Testemunhas oculares relataram que as mulheres detidas em Gaza foram trancadas em uma gaiola sob chuva e frio, sem comida.

Estupro e agressão sexual

Isso é seguido por violência sexual. “Estamos particularmente angustiados com relatos de que mulheres e meninas palestinas detidas também foram submetidas a várias formas de agressão sexual, inclusive sendo despidas e revistadas por oficiais do exército israelense. Pelo menos duas mulheres palestinas detidas foram estupradas e outras foram ameaçadas de estupro e violência sexual”, alertam os especialistas. Essas mulheres palestinas teriam sido “severamente espancadas, humilhadas, privadas de cuidados médicos, despidas e fotografadas em situações degradantes. Essas imagens são então compartilhadas pelos soldados”, de acordo com Reem Alsalem. “Há relatos perturbadores de pelo menos uma criança do sexo feminino transferida à força pelo exército israelense para Israel e de crianças separadas de seus pais, cujo paradeiro é desconhecido”, diz a declaração.

Todos esses supostos atos foram perpetrados “pelo exército israelense ou forças afiliadas” (polícia, funcionários da prisão, etc.). O grupo de especialistas exige uma investigação israelense e uma investigação independente, imparcial, rápida, completa e eficaz sobre essas alegações, na qual Israel coopere. “Tomados em conjunto, esses supostos atos podem constituir graves violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional, e equivalem a crimes graves sob o direito penal internacional que poderiam ser processados sob o Estatuto de Roma”, alertam. “Os responsáveis por esses supostos crimes devem ser responsabilizados, e as vítimas e suas famílias têm direito à reparação total e à justiça”, acrescentam.

Em uma entrevista ao UN News[5], Reem Alsalem lamenta que as autoridades israelenses estejam ignorando os avisos.

Ele continua dizendo que “a detenção arbitrária de mulheres e meninas palestinas da Cisjordânia e de Gaza não é novidade”.

Essas alegações foram firmemente rejeitadas pela missão israelense na ONU, que afirma que as autoridades israelenses não receberam nenhuma reclamação e deprecia em X um “grupo de supostos especialistas da ONU”. “Está claro que os co-signatários não são motivados pela verdade, mas pelo seu ódio a Israel e ao seu povo”, diz o documento.

No entanto, um relatório de 41 páginas da ONG israelense Médicos pelos Direitos Humanos Israel (PHRI), datado de fevereiro e intitulado “Violação sistemática dos direitos humanos: condições de prisão dos palestinos desde 7 de outubro”[6] corrobora as alegações da ONU. Ele contém vários testemunhos que descrevem “tratamento degradante e abusos graves”, incluindo casos não isolados de assédio e agressão sexual, violência, tortura e humilhação. De acordo com a PHRI, o número de palestinos detidos pelo Serviço Prisional de Israel aumentou de cerca de 5.500 antes de 7 de outubro para quase 9.000 em janeiro de 2024, incluindo dezenas de menores e mulheres. Quase um terço dos detidos é mantido em detenção administrativa sem acusação, sem julgamento: em resumo, tomada de reféns. O relatório da ONG confirma que o exército israelense deteve centenas de habitantes de Gaza sem fornecer qualquer informação, mesmo quatro meses depois, sobre seu bem-estar, seu local de detenção ou suas condições de confinamento.

Beijar a bandeira israelense

No relatório da ONG israelense PHRI, os palestinos testemunham que os guardas do Serviço Prisional Israelense (IPS) os forçaram a beijar a bandeira israelense e que aqueles que se recusaram foram violentamente agredidos. Esse é o caso de Nabila, cujo testemunho foi transmitido pela Al-Jazeera [7]. Essa mulher, que passou 47 dias em detenção arbitrária, descreve sua experiência como “terrível”. Ela foi sequestrada em 24 de dezembro de 2023 de uma escola da UNRWA na Cidade de Gaza, onde havia se refugiado. As mulheres foram levadas a uma mesquita para serem repetidamente revistadas e interrogadas sob a mira de uma arma, de forma tão violenta que ela diz ter pensado que seriam executadas. Em seguida, foram mantidas no frio em condições que equivaliam à tortura.

Nabila foi transferida para a prisão de Damon, no norte de Israel, junto com cerca de 100 outros palestinos, incluindo mulheres da Cisjordânia. Espancada várias vezes, ela chegou à prisão com hematomas por todo o rosto. Uma vez no centro de detenção, as coisas não melhoraram para os reféns palestinos. Durante o exame médico, Nabila foi obrigada a beijar a bandeira israelense. “Quando me recusei, um soldado me agarrou pelos cabelos e bateu minha cabeça contra a parede”, diz ela.

A ONG israelense diz que os advogados apresentaram queixas de violência aos tribunais militares. Os juízes puderam ver os sinais de maus-tratos nos corpos dos detidos, mas “além de registrar as preocupações e relatá-las à PHRI, os juízes não ordenaram nenhuma medida para evitar a violência e proteger os direitos dos detidos”, diz a ONG israelense. No entanto, “a PHRI e outros levaram ao conhecimento da Suprema Corte evidências angustiantes de violência e abusos que chegam a ser tortura (…) No entanto, isso não provocou nenhuma reação substancial da Corte”, acrescenta a organização.

Um dos testemunhos coletados pela PHRI refere-se às agressões sexuais ocorridas em 15 de outubro, quando forças especiais entraram nas celas da prisão de Ktzi’ot (sudoeste de Bersheba) e saquearam tudo enquanto insultavam os detentos com insultos sexuais explícitos, como “vocês são prostitutas”, “vamos foder todos vocês”, “vamos foder suas irmãs e suas esposas”, “vamos mijar no… seu colchão”. “Os guardas alinharam as pessoas nuas umas contra as outras e inseriram um dispositivo de busca de alumínio em suas nádegas. Em um caso, o guarda inseriu um cartão nas nádegas de uma pessoa. Isso aconteceu na frente dos outros detentos e dos outros guardas, que expressaram sua alegria”, relatou. No entanto, não foi especificado se esse testemunho se refere a homens ou mulheres.

Roupas íntimas femininas e o inconsciente colonial

Os soldados israelenses usaram a mídia social para posar com objetos e roupas íntimas femininas pertencentes a mulheres palestinas cujas casas haviam sido saqueadas. As imagens foram divulgadas em todo o mundo e provocaram indignação generalizada.

Violação da privacidade, desnudamento do corpo, estupro de mulheres colonizadas: a dominação sexual sempre foi uma das principais armas características dos impérios coloniais. “Para assumir o controle de um território, a violência política e militar não é suficiente. Também é necessário se apropriar dos corpos, especialmente os das mulheres, sendo a colonização, por definição, um empreendimento masculino”, explica a historiadora Christelle Taraud, coeditora da obra coletiva Sexualités, identités & corps colonisés (CNRS éditions, 2019).

As mulheres palestinas estão pagando um preço alto pelo genocídio em curso em Gaza. A ONU estima que 9.000 mulheres tenham sido mortas desde 7 de outubro de 2023. As que sobreviveram muitas vezes perderam seus filhos, maridos e dezenas de membros da família. Também é preciso mencionar a situação das mulheres grávidas, que eram mais de 50.000 quando as hostilidades começaram e que, desde então, deram à luz sem anestesia e, na maioria das vezes, sem assistência médica. Muitos recém-nascidos morreram de hipotermia em poucos dias. As mulheres desnutridas têm dificuldade para amamentar e o leite infantil está em falta. Os números mudam diariamente, mas até 5 de março, pelo menos 16 crianças e bebês haviam morrido de desnutrição e desidratação[8] em Gaza como resultado do cerco total de Israel e do bloqueio da ajuda humanitária.

Notas

[1] O grupo de oito especialistas é composto pela Relatora Especial sobre violência contra mulheres e meninas, suas causas e consequências, Reem Alsalem, a Relatora Especial sobre a situação dos direitos humanos nos territórios palestinos ocupados desde 1967, Francesca Albanese, a Presidente do Grupo de Trabalho da ONU sobre Discriminação contra Mulheres e Meninas, Dorothy Estrada-Tanck, e seus membros Claudia Flores, Ivana Krstić, Haina Lu e Laura Nyirinkindi. Os especialistas em Procedimentos Especiais trabalham em caráter voluntário. Eles não são funcionários da ONU e não recebem salário por seu trabalho. Eles são independentes de qualquer governo ou organização e trabalham em sua capacidade pessoal.

[2] “UN experts appalled by reported human rights violations against Palestinian women and girls”, Nações Unidas, 19 de fevereiro de 2024.

[3] Ibid.

[4] Veja aqui

5] “Rights experts alarmed by reported violations against Palestinian women and girls” [Especialistas em direitos humanos alarmados com as violações relatadas contra mulheres e meninas palestinas], 1/02/2024.

6] “Systematic Violations of Human Rights, The incarceration conditions of Palestinians in Israel since October 7” [Violações sistemáticas dos direitos humanos, condições de encarceramento dos palestinos em Israel desde 7 de outubro], PHRI, fevereiro de 2024.

[7] Veja aqui


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão