ONU determina cessar-fogo em Gaza, mas Israel não recua
Palestinians inspect the ruins of Watan Tower destroyed in Israeli airstrikes

ONU determina cessar-fogo em Gaza, mas Israel não recua

Já as lideranças do Hamas se dizem prontas para negociar a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinos

Redação da Revista Movimento 26 mar 2024, 08:00

Foto: Naaman Omar/Apaimages

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, ontem (25), um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. A aprovação ocorre quase seis meses após o início do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, e só foi viabilizada pela abstenção dos Estados Unidos, que tem poder de veto.

A decisão visa um exige um armistício para o mês do Ramadã, período sagrado do Islamismo que vai até o dia 9 de abril. Também “exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns”. 

A decisão foi alvo de críticas de autoridades israelenses, que não pretendem cumprir a determinação do Conselho.Conforme nota divulgada pelo escritório do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o cessar-fogo prejudica tanto “o esforço de guerra como o esforço para libertar os reféns”. O premiê ainda criticou a postura norte-americana.

“Lamentavelmente, os Estados Unidos não vetaram a nova resolução, que apela a um cessar-fogo que não depende da libertação de reféns. Isto constitui um claro afastamento da posição consistente dos EUA no Conselho de Segurança desde o início da guerra”, diz o comunicado.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmou em suas redes sociais que “o Estado de Israel não suspenderá a guerra” e que as tropas continuarão a lutar “até que o último dos reféns volte para casa”. Em visita a Washington, o ministro da Defesa, Yoav Gallant, afirmou que o governo não tem “o direito moral de parar a guerra” enquanto ainda houver algum refém em Gaza. Ele qualificou a resolução como “vergonhosa”.

“A resolução diz que capturar civis viola a lei internacional. Mas, por outro lado, apesar do fato de saberem que o Hamas não escutará seus chamados e libertar os reféns, vocês exigem um cessar-fogo. Parem por um instante e pensem nessa contradição moral”, disse.

As lideranças do Hamas, por outro lado, se disseram prontos para negociar a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinos. Em comunicado, o grupo disse ter “disponibilidade” para se envolver “em um processo imediato de troca de prisioneiros que conduza à libertação de prisioneiros em ambos os lados”.

Genocídio em Gaza

Na prática, o Conselho de Segurança não tem como fazer os envolvidos cumprirem a resolução, mas pode impor sanções a Israel, incluindo sanções. Especialmente em um momento em que Netanyahu autorizou que a atividade militar se expandisse de Gaza para Rafah – local para onde se deslocaram quase 1,5 milhão de palestinos aterrorizados pela ofensiva israelense.

Reforça a expectativa de sansões a divulgação do teor de um relatório que deve ser apresentado hoje, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, no qual a relatora especial, Francesca Albanese, afirma que “o limite que indica a prática do genocídio por Israel foi atingido”.

“A índole e a escala do ataque israelense contra Gaza e as destrutivas condições de vida impostas [à população civil] revelam uma tentativa de destruir os palestinos fisicamente como um grupo”, afirma o documento.

Conforme o texto, Israel “aboliu a distinção entre objetos civis e objetivos militares. Nas primeiras três semanas da ofensiva, áreas residenciais inteiras no norte de Gaza foram apagadas. Enquanto isso, bairros em áreas ‘seguras’ no sul estavam sendo bombardeadas. Em novembro, a devastação das cidades no norte de Gaza superava a vista em Dresden, em 1945″, escreveu Albanese, referindo-se à cidade alemã alvo de grandes bombardeios dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão