Roberto Robaina defende Tarifa Zero no transporte público em Porto Alegre
Retrato

Roberto Robaina defende Tarifa Zero no transporte público em Porto Alegre

Projeto de vereador do PSOL apresenta uma nova modalidade de financiamento para o sistema rodoviário

Tatiana Py Dutra 1 mar 2024, 12:41

Foto: Reprodução

O custo de utilizar o transporte público no Brasil atingiu níveis sem precedentes – especialmente para aqueles que dependem do salário mínimo. Esses cidadãos estão alocando pelo menos 15% de seus rendimentos mensais apenas para cobrir as despesas com deslocamento. A situação é ainda mais alarmante nas capitais e áreas metropolitanas, onde o gasto médio com transporte consome aproximadamente 20% dos salários. Esse cálculo considera apenas duas viagens diárias em um mês de trabalho padrão, totalizando 20 dias úteis.

Ciente das dificuldades encontradas pela classe trabalhadora, o vereador Roberto Robaina (PSOL) apresentou à Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto Tarifa Zero, que apresenta diretrizes para viabilizar à população transporte público gratuito em todos os dias da semana.

“Quero fazer um esforço político para discutir com a população de Porto Alegre a necessidade de nós termos uma revolução no transporte, o que é algo fundamental. Temos pessoas que não conseguem visitar seus familiares, não conseguem procurar emprego, que não têm condições de pagar uma tarifa de ônibus cara e com serviço ruim. Com o projeto Tarifa Zero, quero demonstrar que existe uma forma de financiar o transporte diferente da forma atual, que cai nas costas dos trabalhadores e do povo mais pobre da nossa cidade”, explica Robaina.

O Tarifa Zero propõe a criação de uma Taxa de Mobilidade Urbana (TMU), paga pelas empresas de acordo com seu número de funcionários. Segundo o vereador, a medida é vantajosa para os empregadores, uma vez que a TMU é menos onerosa para as empresas que o vale-transporte, sendo que os funcionários contariam com acesso ilimitado aos ônibus.

“Essa ideia de uma taxa de mobilidade urbana para fazer com que as empresas paguem o serviço de transporte vai permitir, inclusive, para os empresários um aumento do consumo. Nós temos hoje uma classe trabalhadora que gasta parte importante de sua renda em transporte. Não é possível, precisamos de um transporte de qualidade e gratuito”, afirma o vereador.

O projeto ainda considera o benefício ambiental de tornar o transporte mais acessível à população, uma vez que, em vigência, estimulará a redução do uso do carro, diminuindo congestionamentos e poluição e ainda estimula a economia local.

Sucesso em outras cidades

O projeto apresentado traz exemplos de outros municípios brasileiros que adotaram a Tarifa Zero com diferentes formas de financiamento, como Maricá (RJ), Paulo Afonso (BA) e Tiradentes (MG). Conforme levantamento do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Santini, em 2023 houve um crescimento exponencial de cidades que aderiram à Tarifa Zero, com pelo menos 31 municípios adotando o modelo. No total, o país conta hoje com 88 municípios com Passe Livre pleno. Em 10 deles, a gratuidade abrange todo o sistema em dias específicos da semana e, em cinco cidades, a gratuidade abrange parcialmente o sistema, como apenas nos finais de semana. 

Santini atribui o crescimento da adoção do sistema à uma queda acentuada no número de passageiros do transporte público e da consequente crise do sistema de financiamento baseado na cobrança de passagens.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão