Ziraldo presente!
Ziraldo

Ziraldo presente!

Cartunista, autor da logomarca do PSOL, morreu neste sábado (6), aos 91 anos. Seu legado, porém, é imortal

Tatiana Py Dutra 6 abr 2024, 17:56

Foto: Mundo Zira/Divulgação

Morreu neste sábado (6), no Rio de Janeiro, o cartunista Ziraldo, criador do clássico infantil “O Menino Maluquinho”. Ao longo de seus 91 anos, o mineiro criou charges, cartuns, pinturas e histórias em quadrinhos, com traço e humor inconfundíveis, sempre aliados à crítica social e política.

Começou a se tornar conhecido por sua atuação na revista O Cruzeiro, mas passou a ganhar expressão política a partir de 1963, no Jornal do Brasil. Em 1969, na vigência do Ato Institucional nº 5, lançou com Henfil e outros artistas notáveis o perseguido semanário O Pasquim, importante ferramenta de oposição à ditadura. Filiado ao PCB, foi preso três vezes pelo regime militar.  

Posteriormente, ganharia popularidade e prestígio na literatura infantil com obras como “A Turma do Pererê”, “Flicts”, e “O Menino Maluquinho”, nos anos 80.

O que talvez menos gente saiba é que o artista foi o criador da logomarca do PSOL, na fundação do partido. O jornalista Edberto Ticianeli, no portal Contexto Alagoas, eternizou esse fato. Ele contou que Mário Agra, um dos fundadores da sigla, relatou que entre as exigências para o registro do PSOL “além da monumental tarefa de colher milhares de assinaturas de adesão”, a direção provisória tinha ” era “providenciar a logomarca da nova agremiação partidária”.

Foi então que o jornalista e ex-deputado Milton Temer, também fundador do partido, deu essa missão a Ziraldo, seu amigo.

“No Rio de Janeiro, após meses de espera e com os prazos do TSE sendo vencidos, Milton ligou para Ziraldo cobrando o desenho. Tinha somente alguns dias para cumprir diligência da Justiça Eleitoral. O pai do ‘Menino Maluquinho’ respondeu dizendo que podia mandar alguém buscar o trabalho”, relata Ticianeli. Foi então que Mário Agra, à época, tesoureiro do PSOL, foi à casa do cartunista. 

“É a logomarca do PSOL que você veio buscar, né?”, perguntou Ziraldo.

Dirigiram-se até o estúdio e, “para espanto do Mário Agra, o artista pegou papel, pincel, tintas e em menos de um minuto traçou a famosa logomarca que até hoje é a principal imagem do partido”.

À Revista Movimento, Milton Temer, parceiro de décadas de Ziraldo, fez um comovente depoimento sobre o artista, que deixa saudade e muitas boas memórias: 

“Ziraldo é meu amigo, meu camarada, meu companheiro de longas décadas, desde os anos 60, na resistência à ditadura e depois, já na abertura da democracia formal, embora não estrutural. Foi companheiro de várias campanhas, fez o slogan das minhas participações como candidato a deputado e a senador e foi, principalmente, quem elaborou o símbolo e o slogan do partido que, junto com a senadora Heloísa Helena, ajudou a formar o PSOL. Ziraldo é um amigo inesquecível, uma das pessoas mais generosas que eu conheci e que, tenho certeza, com seu personagem, “Jeremias, o Bom”, fazia, na verdade, sua autobiografia de forma irônica. Ele vai, mas permanece conosco, presente pela obra absolutamente insuperável que ele nos lega. Ziraldo, presente!”.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão