Em defesa da gratuidade das Universidade Públicas: Por um novo Tsunami da Educação!



Em defesa da gratuidade das Universidade Públicas: Por um novo Tsunami da Educação!



Não à PEC 206.

Ricardo Souza 26 maio 2022, 09:23

Ao apagar das luzes deste desgoverno, é apresentada a PEC 206, que propõe a cobrança de mensalidade nas universidades federais.  Projeto defendido por  Kim  Kataguiri do MBL e por militares  bolsonaristas, mostra novamente o  quanto o neoliberalismo e o autoritarismo  se aliam para retroceder em conquistas democráticas da população em nome de lucros privados.

Este projeto, assim como o Future-se e à Reforma Administrativa de Bolsonaro e Guedes, é baseado no modelo chileno, amplamente rechaçado nas ruas, de “Estado Subsidiário” em que via de regra todos os serviços são pagos, e o Estado  apenas subsidia os mais pobres, transformando  direito social em mercadoria e desresponsabiliza o Governo de carrear recursos às Universidades, abrindo  caminho para a privatização.

Nas últimas décadas, principalmente devido às políticas de cotas e ações afirmativas, fruto da luta do movimento negro e estudantil, as universidades públicas se tornaram fatores determinantes de redução das desigualdades sociais e raciais, apesar dos recorrentes no orçamento da educação e dos últimos anos de pandemia em que o acesso à universidade tem se tornado mais difícil para as populações mais vulneráveis. 

Se o objetivo é garantir justiça social não se deve cobrar mensalidade de estudantes, mas taxar as fortunas, lucros, dividendos e remessas no exterior dos bilionários, ou ainda fazer a auditoria da Dívida Pública que consome mais de 50% do orçamento da união (2 trilhões). Cobrando de quem tem dinheiro sobrando é possível ampliar o investimento na Educação pública, com melhores estruturas e condições de trabalho e estudo, ampliar vagas e ampliar as políticas de ações afirmativas e assistência estudantil.

É urgente um amplo movimento em todo o país da comunidade  universitária, estudantes, técnicos-administrativos e docentes, bem como à população em geral, em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade! 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 21 abr 2024

As lutas da educação e do MST indicam o caminho

As lutas em curso no país demonstram que fortalecer a classe trabalhadora é o único caminho para derrotar a extrema direita
As lutas da educação e do MST indicam o caminho
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão