FNL e MAST fazem dois dias de protestos intensos na PGE e no Instituto de Terras de SP
Foto: Leonardo Bosisio - G1

FNL e MAST fazem dois dias de protestos intensos na PGE e no Instituto de Terras de SP

Os movimentos sociais se uniram para pressionar por esclarecimentos a respeito do projeto de lei 277, o PL da Grilagem, aprovado neste ano na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nathália Bittencurt 29 ago 2022, 19:20

A mobilização com mais de 400 trabalhadores do campo na última terça e quarta-feira em frente ao ITESP foi parte da agenda de lutas construída no último encontro estadual da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade, em julho. Junto ao Movimento de Agricultores Sem Terras (MAST), os protestos pressionaram os órgãos públicos por mais informações sobre o PL 277, de autoria do governador tucano Rodrigo Garcia.

Desde o início da tramitação do projeto os movimentos sociais denunciam sua inconstitucionalidade e seu propósito de favorecimento à prática da grilagem nas terras ociosas. A manifestação também cobrou agilidade no assentamento das famílias que aguardam a regularização fundiária de terras públicas no Pontal do Paranapanema.

Já na quarta-feira (24) o protesto teve um importante resultado: uma reunião dos movimentos sociais com a Procuradoria e com os representantes do ITESP Carlos Alberto da Silva e o LincoIn Albuquerque, em Presidente Prudente. No encontro, o Procurador informou que o projeto ainda precisa passar pela regulamentação do governo do estado, e que o tema pode receber diversos questionamentos na Justiça. Sobre a legalização da distribuição de terras, os trâmites judiciais também devem ser lentos, segundo a PGE. A FNL manifestou a importância de a Procuradoria seguir pressionando pela demarcação das terras que já são julgadas como públicas, assim como reivindicar que esse território seja reconhecimento como patrimônio público do Estado.

O coordenador nacional da Frente, Zé Rainha, esteve no encontro:

“Foi importante o entendimento sobre os acordos que já vinham sendo feitos para pagamento das benfeitorias das terras públicas. Tanto o ITESP como a PGE vão dar andamento nos acordos já firmados. E os que ainda podem ser firmados, o procurador disse que precisa o estado ter os recursos, pois já se tem acordo firmado em áreas públicas, mas o Estado não tem a grana para pagar. A FNL se comprometeu a fazer a gestão junto ao INCRA, para que o órgão coloque recursos no convênio que já se firmou entre ITESP e INCRA para a obtenção de terras e assentamento das famílias acampadas no Pontal. Nós da FNL consideramos positiva a reunião. Muitas dúvidas foram sanadas, assim podemos compreender melhor como o PL 277 vai acontecer na prática.” – contou Zé Rainha.

A FNL reafirma seu compromisso de continuar a luta social pelo direito à terra, com ocupações e mobilizações como a construída nesta semana. Para Zé Rainha, “estamos conscientes que a reforma agrária é uma questão política, como sempre foi o problema tas terras no Brasil, este país que aboliu a escravidão e não fez a distribuição das terras para os negros e os indígenas. Este Brasil só teve uma lei de terras, que foi a de 1850. Lutar todos os dias, se necessário for lutar a vida toda!”

As centenas de manifestantes retiraram seu acampamento da área do ITESP no final da tarde de quarta-feira.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão