Federação PSOL-Rede e Brasil da Esperança denunciam empresas que ameaçam trabalhadores em caso de vitória de Lula
MPT

Federação PSOL-Rede e Brasil da Esperança denunciam empresas que ameaçam trabalhadores em caso de vitória de Lula

Deputadas do PSOL apresentaram requerimento ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Eleitoral

Tatiana Py Dutra 11 out 2022, 13:19

As federações partidárias PSOL-Rede e Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) no Rio Grande do Sul apresentaram, na semana passada, uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Ministério Público Eleitoral (MPE) contra as empresas Stara, de Não-Me-Toque, e Extrusor, de Novo Hamburgo. A representação é assinada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT), respectivos presidentes das federações. As empresas são denunciadas por coagir seus trabalhadores a votar em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais.

Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) estiveram na sede do MPT-RS apresentando a denúncia, juntamente com Juçara Dutra, vice-presidente do PT-RS, Márcio Souza, presidente estadual do PV, e André Costa, representante da Rede no Estado.

“Essa denúncia é muito importante, porque não podemos permitir que empresários utilizem suas posições de poder para chantagear e intimidar seus trabalhadores, ameaçando de demissão. Estaremos atentos a qualquer movimentação do empresariado reacionário do Rio Grande do Sul e do Brasil no sentido de fazer chantagem com seus trabalhadores. Não deixaremos movimentos desse tipo passar sem serem denunciados e sem que a Justiça Eleitoral e MPT tomem as devidas providências”, afirma Luciana Genro.

A deputada também assina a denúncia como advogada, juntamente com os advogados Maritania Dallagnol, João Lúcio Costa e Tisiane Mordini de Siqueira. A denúncia foi feita ao Ministério Público do Trabalho, por coerção de direito ao voto, e à Procuradoria Regional Eleitoral como crime eleitoral.

Coação

As cartas em que o diretor da Stara coage os trabalhadores a votarem em Bolsonaro circularam amplamente nas redes sociais e na imprensa. O comunicado afirma que, em caso de vitória de Lula, a Stara iria “reduzir sua base orçamentária para o próximo ano em pelo menos 30% (trinta por cento), consequentemente o que afetará o nosso poder de compra e produção, desencadeando uma queda significativa em nossos números”. O documento está assinado por Fábio Augusto Bocasanta, diretor administrativo financeiro da Stara.

Já a empresa Extrusor, em descarada coerção, comunica seus fornecedores que na hipótese de que venha a vencer as eleições o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a empresa passaria a atuar apenas na internet, não tendo “a necessidade de serviços, peças e insumos no comércio local”.

Os partidos pedem que o MPT investigue de forma urgente a denúncia de coerção eleitoral no ambiente de trabalho e, à Procuradoria Eleitoral, que de modo urgente seja aberto inquérito, apurados os fatos e tomada as medidas legais cabíveis para fazer cessar a conduta ilícita. As federações também receberam relatos de situação semelhante na empresa Mangueplast, da cidade de Barão, e irão tomar as mesmas providências.

O gabinete da deputada Luciana Genro segue recebendo muitas denúncias de empresários bolsonaristas intimidando seus empregados. Todas serão encaminhadas ao MPT e ao MPE. Quem quiser  denunciar casos assim no Rio Grande do Sul pode entrar em contato pelo whatsapp: (51) 99116-4755.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão