Contra a violenta repressão da ditadura peruana aos estudantes de San Marcos
326088685_3375550466033787_4402797279457397627_n

Contra a violenta repressão da ditadura peruana aos estudantes de San Marcos

As organizações peruanas Súmate al Nuevo Perú e MUP (Movimento pela Unidade Popular) denunciam a invasão policial contra a Universidade de San Marcos.

Vários Autores 23 jan 2023, 08:21

O ataque da Polícia Nacional Peruana contra os estudantes da Universidade Nacional Maior de San Marcos (UNMSA) é a mais nova ação da ditadura de Dina Boluarte contra o povo organizado que resiste ao golpe. Abaixo transcrevemos as declarações de repúdio do MUP (Movimento pela Unidade Popular) e da companheira Marycielo Hidalgo, militante da corrente Súmate al Nuevo Perú. A grande maioria dos estudantes presos estão sendo gradualmente libertados, mas a luta no país vizinho continua até a derrota de Boluarte e de seu governo golpista.


Condenamos a repressão e o abuso cometido contra o povo em San Marcos!

#DinaRenunciaYa

Diante da repressão desencadeada pelo regime civil-militar da ilegítima Dina Boluarte na Universidade de San Marcos, o MUP aponta o seguinte:

  1. Fazemos parte do povo organizado que luta para retirar o governo autoritário de Dina Boluarte e que mobiliza sua solidariedade utilizando os espaços públicos para exercer seu direito de protesto.
  2. A Universidade Nacional Maior de San Marcos é uma instituição acadêmica que historicamente tem se caracterizado por suas ligações com os setores populares, seu apoio ao ativismo político, o diálogo plural e o debate de ideias como parte da construção do conhecimento a serviço da maioria.
  3. O apoio dado pelos estudantes universitários ao povo em luta em todo o país é um exemplo das melhores tradições democráticas. Ao contrário do discurso reacionário, a solidariedade estudantil dá prestígio à nossa universidade e amplia sua conexão com a realidade do país.
  4. Condenamos a repressão do regime ditatorial de Dina Boluarte, que reproduz o estilo das piores ditaduras, violando os campi universitários para impor pela força a autoridade que não tem através da legitimidade popular. Sua vitória repressiva é ínfima porque a solidariedade está crescendo e a mobilização do povo continua.
  5. Da mesma forma, condenamos a Reitora Jerí Ramón Ruffner, que, ignorando seu papel diante da história, decidiu aliar-se ao regime em decomposição liderado pelos assassinos dos massacres de Puno, Cusco e Arequipa. Seu nome agora está ligado ao de Boluarte e a seu gabinete de ministros, como parte desse conjunto de autoridades ilegítimas que atacam e punem aqueles que deveriam representar. Neste sentido, exigimos sua destituição imediata do cargo.
  6. Exortamos o corpo estudantil universitário e o povo em geral a não cessar a luta. Exigimos a renúncia de Dina Boluarte, o fechamento do Congresso e a convocação de uma Assembleia Constituinte, como um caminho para as mudanças fundamentais que o Peru de todos os sangues tem exigido há mais de dois séculos.

MUP – Movimento pela Unidade Popular


Repúdio à PNP e Boluarte pela repressão violenta na Universidade de San Marcos

Eu, Marycielo Hidalgo, militante de Súmate – Nuevo Perú, como estudante universitária denuncio fortemente que hoje de manhã, um exército de policiais entrou violentamente na Universidade Mayor de San Marcos com tanques e bombas de gás lacrimogêneo, violando a autonomia universitária e em cumplicidade com o atual reitor. O ataque da polícia contra os jovens é uma clara violação dos direitos fundamentais dos estudantes e dos irmãos e irmãs das províncias que lá se alojavam.

A arrogância e arbitrariedade com que a força policial agiu representa uma atitude muito séria de autoritarismo e intimidação para com aqueles que vêm exercendo seu direito de protesto e para com os jovens universitários, estando diretamente ligada à política de repressão exercida pela ditadura comandada pela Sra. Dina Boluarte. O uso indiscriminado da força não diminuirá nosso protesto nem silenciará nossas vozes que exigem que se vão todos.

Como jovem universitária, sou solidária com nossos companheiros e com os mais de 200 irmãos e irmãs da província que foram detidos arbitrariamente. Convido os estudantes de todo o país, as várias federações universitárias a denunciar este ultraje, a realizar reuniões, vigílias e atos de solidariedade até que os detidos sejam libertados.

Marycielo Hidalgo – Universidade Nacional Jorge Basadre Grohmann


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão