Estudantes ocupam prédios da UFRGS em Porto Alegre e Tramandaí
20190524_172613-1

Estudantes ocupam prédios da UFRGS em Porto Alegre e Tramandaí

Movimento demanda destituição de interventores e criação de Casa do Estudante no Litoral Norte

Tatiana Py Dutra 10 mar 2023, 13:56

Um episódio histórico no movimento estudantil se desenrolou na manhã desta sexta-feira (10/03) no Rio Grande do Sul. Simultâneamente, estudantes ocuparam a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, e o prédio da Colônia de Férias da instituição em Tramandaí, no Litoral Norte. A iniciativa foi protagonizada pelo DCE, coletivos estudantis e pelo Juntos.

Na Capital, o ato ocorreu durante reunião do Conselho Universitário (Consun), presidida pela vice-Reitora Patrícia Pranke. 

‘O movimento estudantil estava do lado de fora querendo acompanhar a sessão para pressionar pelo andamento do processo de destituição, via Conselho Universitário, do reitor Carlos André Bulhões Mendes”, conta o estudante Patrick Veiga, do Juntos.

O processo de destituição foi movido em 2021, pelo ex-reitor Rui Oppermann, e pela ex-reitora Jane Tutikian. Eles formavam a chapa mais votada da lista tríplice nas eleições para a direção da universidade, mas a vitória não foi reconhecida pelo então presidente Jair Bolsonaro, que determinou a condução de Bulhões e Pranke à reitoria.

Em agosto de 2021, o Conselho Universitário aprovou o pedido de destituição dos interventores. A decisão foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), mas foi negada pela gestão do Milton Ribeiro.

No litoral

Simultaneamente, um grupo de estudantes ocupou a Colônia de Férias da UFRGS em Tramandaí. O espaço foi fechado e passado pela Pró-Reitoria de Inovação, criada pela gestão interventora, e não reconhecida pela Consun. O plano seria construir no local um Centro de Inovação. Porém, o corpo discente reivindica que o espaço seja transformado em Moradia Estudantil, uma demanda antiga da comunidade do Campus Litoral. 

“O alto custo de moradia aliado às dificuldades envolvendo deslocamento entre os campi torna muito complicada a permanência estudantil desses estudantes”, comentou um estudante, acrescentando que o Consun não aprovou o Centro de Inovação. “Os interventores bolsonaristas, que assumiram mesmo sem qualquer respaldo da comunidade, têm histórico de ignorar as decisões da comunidade e tomar decisões a portas fechadas, sem diálogo. Sabemos que os seus interesses estão muito mais alinhados aos abutres do capital privado”, afirma.

Em nota, o DCE da UFRGS disse querer “debater coletivamente o orçamento da UFRGS. Queremos que os interesses da comunidade acadêmica sejam a verdadeira prioridade. Não iremos recuar em nossas demandas, aconteça o que acontecer. Somente a luta coletiva radicalizada pode nos trazer a vitória”.

Encaminhamentos

Após a entrada dos estudantes na reunião do Consun, a vice-Reitora Patrícia Pranke suspendeu a reunião e chamou a Brigada Militar. O encontro dos conselheiros, porém, foi assumido pela decana Liane Loder que negociou a saída dos discentes. 

A reunião do conselho foi transferida para o prédio do Centro de Educação e, ficou alinhavada uma reunião de uma comissão de estudantes com a vice-reitora para  apresentar pautas como o descongelamento do valor de bolsas na UFRGS.

.

A comissão ainda pretende levar as reivindicações de destituição dos reitores, carência de moradia estudantil e transparência no orçamento da UFRGS ao Ministério da Educação, com intermédio da deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS).


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão