Categorias da saúde na luta em São Paulo
B49C8C5A-9AF7-4A74-AEF5-E8DCE9B92015

Categorias da saúde na luta em São Paulo

Pelo piso salarial da enfermagem e pela unidade da luta das diferentes categorias da saúde. Em defesa do SUS 100% público e melhores condições de trabalho

Heloana Marinho 29 jun 2023, 10:12

Foto: SIMESP

O Núcleo de Saúde do Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em São Paulo vem acompanhando uma série de lutas relacionadas a categorias da saúde na última semana.

Nesta segunda-feira dia 26 de junho o Sindicato do Médicos de São Paulo, SIMESP, chamou paralisação e ato na frente da secretaria municipal de saúde. A pauta principal seria o pagamento do reajuste integral com o retroativo desde a data base. O sindicato patronal das OSS (SindHosfil) até este momento se nega a pagar o valor retroativo. Para além da pauta econômica imediata, foi possível observar uma insatisfação geral dos médicos paralisados com as condições de trabalho. Um novo dia de paralisação já foi marcado para o dia 03/07.

Vale ressaltar que no município de São Paulo existe uma predominância de serviços terceirizados de saúde que operam em uma lógica produtivista, com equipes muitas vezes subdimensionadas nos serviços. Essa situação leva a um sentimento de descontentamento e sobrecarga generalizada sobretudo em um período pós pandemia de aumento da demanda em saúde.

Ainda esta semana estão programadas mobilizações dos servidores estaduais por reajuste salarial e em apoio à aprovação no STF do Piso Salarial da Enfermagem no dia 28/06 e o SindSaudeSP tem marcada assembleia de campanha salarial para o dia 30/06 com indicativo de paralisação para o dia 03/07.

É possível que nesta segunda-feira dia 03/07 tenhamos uma experiência de certa unificação de categorias da saúde em mobilizações. Para nós estimular essa unificação é de extrema importância para o avanço da luta na saúde que sofre com uma fragmentação marcante, reflexo de uma fragmentação histórica das categorias e de um atual modelo de gestão privatista na saúde pública.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão