Transformando territórios: o Julho das Pretas
Negras

Transformando territórios: o Julho das Pretas

O mandato coletivo, encabeçado pela deputada estadual Monica Seixas, realiza um mês inteiro de atividades dedicadas a mulheres pretas

Mandato Movimento Pretas 12 jul 2023, 09:00

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

No dia 25 de julho se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o dia da revolucionária líder quilombola Tereza de Benguela. Para reafirmar tal data, o Mandato Movimento Pretas – composto por Poliana Nascimento, Leticia Chagas, Karina Correia, Ana Laura, Najara Costa, Rose Soares e encabeçado pela deputada estadual Monica Seixas – realiza durante todo mês o “Julho das Pretas”, pela garantia de espaço e amplificação das falas de mulheres pretas na sociedade brasileira. A ação, assim como resgata sua história, apagada em razão da cultura hegemônica europeia, também enaltece suas contribuições no cenário social, político, acadêmico, artístico entre outros. 

Com inspiração na frase “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”, da filósofa Angela Davis, o mote deste ano será o “Pretas em movimento transformando territórios” e promoverá atividades em várias localidades do Estado, incluindo viagens por cidades do interior. O intuito é instigar, transformar e ratificar a presença de mulheres negras na política, bem como em muitas outras áreas e com elas seguir priorizando as pautas e lutas dos grupos vulnerabilizados.

 “No julho das pretas cada uma das codeputadas realizará ações em seus territórios, buscando assim a transformação”, afirma Ana Laura Cardoso. 

As atividades vão desde rodas de conversa, visitas, palestras, entre outras. Polliana Nascimento, por exemplo, realizará, no dia 15 de julho, às 17h, uma roda de conversa no Subsede da Apeoesp Litoral Sul. 

“Queremos tirar nossas irmãs desse lugar subalterno que a sociedade insiste em colocar, meninas e mulheres, conscientizar, entender e fortalecer o ser negra”, diz Poliana.

Marcha das Mulheres Negras

A principal atividade é a Marcha das Mulheres Negras, que ocorre no próprio 25 de julho,  com concentração a partir das 18h, na Praça da República. Lá, o Mandato Movimento Pretas se somará a várias organizações políticas e representantes da sociedade civil. 

“Construção, mobilização e fortalecimento é o que buscamos com as ações do Julho das Pretas. Queremos mostrar toda a potência das mulheres pretas, bem como queremos que elas percebam o poder de transformação existente nelas”, finaliza a deputada estadual Monica Seixas.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão