Câmara aprova protocolo ‘Não é Não’
Não é Não

Câmara aprova protocolo ‘Não é Não’

Iniciativa estabelece regras para proteção da mulher em casos de assédio ou violência em casas noturnas, shows e competições esportivas

Redação da Revista Movimento 3 ago 2023, 10:57

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (1º), o projeto de lei que cria um protocolo conhecido como “Não é Não”. A legislação, que visa combater e prevenir violência contra a mulher, deverá ser aplicada em casas noturnas, espetáculos musicais em locais fechados, shows com venda de bebida alcoólica e em competições esportivas. 

A proposta – iniciativa conjunta de parlamentares de esquerda, como Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Maria do Rosário (PT-RS) – prevê o combate a constrangimento físico ou verbal, além de violência que resulte em lesão, morte, danos etc.

Pela lei, os estabelecimentos deverão garantir que pelo menos uma pessoa da equipe  esteja preparada para executar o protocolo, haja divulgação em local visível sobre como acionar o protocolo e telefones de contato da Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher. Ainda caberá aos proprietários monitorar indícios de constrangimento e violência. Em caso positivo, é dever da equipe prestar assistência a vítima e, se houver violência, resguardar sua segurança, colaborar para a identificação das possíveis testemunhas e acionar a Polícia Militar ou do agente público competente.

“O projeto foi desenvolvido com base no protocolo ‘No Callem’, a partir do qual foi prestado atendimento à vítima de Daniel Alves, em Barcelona. Além de proteger as mulheres, o projeto facilita a identificação do criminoso em flagrante”, explica Fernanda Melchionna.

O texto foi encaminhado para apreciação do Senado, com expectativa de aprovação.

“Agora lutaremos para que o projeto seja de fato implementado e vire realidade no Brasil. Mais um avanço no combate à violência e em defesa das nossas vidas!”, comemora a deputada.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão