Novo Ensino Médio muda a roupa, mas mantém a essência privatista
NEM

Novo Ensino Médio muda a roupa, mas mantém a essência privatista

Evidenciamos que o aparato político em torno do NEM, seu viés privatista com relação a precarização do trabalho pode ser observado na comissão mista que o aprovou

Samara Morais 8 ago 2023, 15:03

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Ponto alto nas discussões, produções científicas da área e nas manifestações contrárias, o Novo Ensino Médio (NEM) teve sua implementação interrompida pelo presidente Lula em abril de 2023, por conta da tensão popular que o governo petista está recebendo. Entretanto, da interrupção ao novo projeto, observamos somente uma roupagem um pouco mais palatável. 

A proposta apresentada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, para reformar o NEM prevê o aumento da carga horária, retorno das disciplinas humanas como obrigatórias e a manutenção da hibridização da educação. Suas principais mudanças são: 

  1. Composição das disciplinas obrigatórias: anteriormente destinava 60% para os componentes curriculares tradicionais agora prevê o aumento para 80%;
  2. Carga horária: apresenta a necessidade de uma carga horária mínima entre 2.100 e 2.400 horas.
  3. Inglês obrigatório: o Espanhol retorna para as escolas e pode ser ofertado alternativamente ao inglês; 
  4. Mudança das disciplinas básicas: Atualmente as disciplinas propostas no projeto Temer- Bolsonaro contemplavam apenas português, matemática, educação física, arte e filosofia. A mudança prevê arte, educação física, literatura, história, sociologia, filosofia, geografia, química, física, biologia e educação digital, português e matemática; 
  5. Permanência da possibilidade de educação à distância: Anteriormente permitido, o projeto agora prevê a impossibilidade desta hibridização para as disciplinas básicas (obrigatórias), entretanto a possibilidade permanece para as disciplinas itinerantes, principalmente relacionadas ao mundo do trabalho;
  6. O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) mantém seu formato ligado a formação geral básica e POSTERIORMENTE será aberto para ser debatido com a sociedade civil;
  7. Mundo do trabalho: permanece a possibilidade de execução das aulas das disciplinas relacionadas à formação profissional via organizações privadas (terceiro setor).

Antes de ser enviada para o Congresso, a proposta do MEC será submetida às sugestões do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) – que estava favorável ao antigo modelo – e demais entidades privadas de educação, como Todos Pela Educação, Movimento Pela Base e demais organizações satélites do grande empresariado, além das comissões de educação da Câmara e do Senado.

Evidenciamos que o aparato político em torno do NEM, seu viés privatista com relação a precarização do trabalho pode ser observado na comissão mista que o aprovou – políticos ligados a emissoras de rádio e televisão, faculdades e escolas privadas e criadores de projetos que tornam acessível ao empresariado o fundo público destinado à educação – assim como a diversas frações da burguesia nacional que veem no NEM a possibilidade de atuar na formação da consciência da juventude trabalhadora. 

A proposta definitiva será construída após o dia 21 de agosto e será encaminhada para que o presidente avalie e delineie o melhor formato. Como ainda não há definição sobre quais pontos irão tramitar via projeto de lei e quais serão implementados via portaria ou decreto, não podemos aguardar que o texto final chegue ao aparato político sem que seja discutido com os movimentos sociais que não sentam à mesa do capital. 

Destacamos para a nossa militância e educadores críticos que compõem a nossa base aliada a necessidade de nos posicionarmos contra a manutenção da possibilidade de execução via parceria público-privada e principalmente de atuarmos contra o movimento nacional privatista de diversas escolas. 

Nesse sentido, entendemos que a relação trabalho-educação nos exige pautas permanentes na nossa luta, evidenciando que a satisfação das necessidades básicas da classe trabalhadora e sua compreensão crítica acerca da sua real condição de vida não pode ser distanciada da luta de nenhum trabalhador, e é por isso que convidamos toda a esquerda para a participação nesta disputa. 

Disputar o Ensino Médio não é uma tática política. É o fôlego que precisamos para combatermos a silenciosa e permanente busca da burguesia na transformação da escola do trabalho e do trabalhador na escola  do capital imperialismo.  


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão