Luana Alves sofre ameaça de estupro corretivo
Luana Alves

Luana Alves sofre ameaça de estupro corretivo

Vereadora do PSOL denunciou caso na Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo

Redação da Revista Movimento 16 set 2023, 09:00

Foto: Ascom Luana Alves

A Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo abriu inquérito para apurar uma ameaça de estupro corretivo remetida contra a vereadora Luana Alves (PSOL). A denúncia foi levada às autoridades na última terça-feira (12).

Conforme a parlamentar, a ameaça chegou em seu e-mail institucional no último domingo (10). A mensagem, que tinha tinha como título “O estupro cura lésbicas (e bissexuais) e eu posso provar”, estava assinada por Astolfo Bozzônio Rodriguez.

“A ameaça dizia que o lesbianismo seria uma doença e que o estupro coletivo seria uma solução, seria um remédio. [O autor]  inclusive ameaçou ir na minha casa. É um retrato do que pensam muitos, que entendem que amar outra mulher é uma doença e que de alguma forma tem que ser punida com estupro”, avalia Luana. 

A intimidação contra Luana é mais uma remetida a parlamentares do PSOL em diferentes cidades brasileiras. Recentemente, as deputadas de Minas Gerais Iza Lourença, Cida Falabella e Bella Gonçalves, além da vereadora Mônica Benício, do Rio de Janeiro, receberam ameaças semelhantes.

“A gente sabe que ser uma mulher bissexual, com um relacionamento com uma mulher, público como o meu, não é fácil. Mas não vou deixar de expor quem eu sou, de dizer odo meu amor, da minha sexualidade. Não vamos voltar para o armário. Vamos atrás de quem fez a ameaça”, promete Luana.

O estupro corretivo é uma prática violenta contra lésbicas, em sua maioria, além de gays e trans. Em 2018, se tornou causa de aumento de pena em casos de crimes sexuais. Segundo a lei 13.718/2018, o estupro corretivo consiste em uma tentativa de “controlar o comportamento social ou sexual da vítima”.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão