Uma foto, outras histórias
WhatsApp-Image-2023-10-10-at-13.45.01

Uma foto, outras histórias

Israel Dutra reflete sobre o apoio irrevogável do PSOL à luta do povo palestino

Israel Dutra 10 out 2023, 13:47

Foto: Fred Henriques / Facebook

Está circulando, sobretudo em meios bolsonaristas, uma foto que mostra três dirigentes do PSOL na Cisjordânia, em 2018, com a inscrição “PSOL com a Palestina”. Os dirigentes são Guilherme Boulos, Juliano Medeiros e Frederico Henriques.

A ofensiva das redes da extrema direita busca colocar na defensiva os apoiadores da causa palestina e expor ao público geral a narrativa de que Israel tem todo direito a ocupar Gaza, ampliando a sanha colonial que dura décadas.

No Rio Grande do Sul, essa ofensiva vira seus canhões contra dois parlamentares e dirigentes do MES, Roberto Robaina e Luciana Genro – seja nas redes, seja em alguns meios de comunicação.

A nota que o PSOL publicou não hesita sobre o caráter colonialista da agressão, definindo a luta contra o apartheid e o respeito às resoluções da ONU como orientadoras da ação política.

Juliano, como presidente do partido, em outras ocasiões, dividiu comigo o fogo cruzado, sempre tendo uma postura principista quanto ao tema. Não foram poucas as incursões e polêmicas na imprensa, envolvendo inclusive um ex-deputado do PSOL.

Quero falar de Frederico Henriques. Aliás, Fred para os seus camaradas. Professor e militante há mais de 15 anos, dirigente da nossa organização, o MES, sempre foi afeito ao estudo sobre os temas internacionais, participando e atuando em dezenas de eventos. Uma das suas especialidades foi o estudo da questão árabe, a partir do enfoque marxista. Fred esteve em lugares onde poucos estiveram: na Praça Tahrir, durante a revolução democrática que tirou Mubarak do poder, no Egito; nas montanhas do Curdistão turco, como representante do PSOL na relação com a luta do povo curdo; e, nesta feita, com Juliano e Boulos, visitando a Palestina.

Suas qualidades pessoais e comprometimento se confundem com uma tradição, herdada pelo MES, da defesa incondicional do direito à resistência do povo palestino. A bandeira da Palestina acompanha a nossa organização em todos os eventos, nossos militantes são presença confirmada em pequenos e grandes espaços de apoio à essa luta, que é nossa, que é a luta pelo futuro.

E não estamos sozinhos nessa luta. Relembro o velho comunista Milton Temer que enfrentou e venceu processos judiciais pelo “delito de sua opinião” a favor dos oprimidos de Gaza e Cisjordânia. E assim como Milton, Babá e outros tantos ativistas que não temem.

Conto outra história. Quando elegemos a nossa primeira bancada de vereadores em Porto Alegre, Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, o ato de posse, em janeiro de 2009, coincidiu com uma das operações do Estado de Israel contra os territórios palestinos. Nossa “posse” foi marcada por uma bandeira palestina e uma faixa – que, recordo, fomos buscar no primeiro dia do ano, Etevaldo e eu, na loja do companheiro Nader Bajas, dirigente dos palestinos no Rio Grande do Sul. A “novidade” dos dois vereadores do PSOL chegou a causar uma confusão com o então vereador da direita sionista Nagelstein, quase terminando em briga. Mas a bandeira da Palestina foi erguida.

Não por acaso, diante dos ataques dos conservadores em Porto Alegre, agora, em pleno 2023, nos orgulha que Roberto Robaina e Luciana Genro sejam defendidos em nota pela Federação Árabe-Palestina (Fepal) diante da perseguição dos sionistas de direita e dos bolsonaristas.

Temos muitas histórias. Em defesa da luta de um povo inquebrantável. A Palestina será livre, do Rio ao Mar. O dever da esquerda é cercar essa luta de solidariedade em todas as cidades e disputar a narrativa em todos os terrenos.

É nosso compromisso. Nossos alicerces são graníticos. Como são os do povo que não parou de lutar ao longo do século.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão