Não em nosso nome! O PSOL de Mogi das Cruzes não deve votar no PL

Não em nosso nome! O PSOL de Mogi das Cruzes não deve votar no PL

Decisão de votar com o partido da família Bolsonaro é equivocada e vergonhosa

12 dez 2023, 14:15

Nesta terça-feira (12), ocorrerá a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes (SP). Em reunião recente do Diretório Municipal (DM), a atual maioria da direção do PSOL indicou que a vereadora Inês Paz votará em Farofa, do Partido Liberal (PL). Como é de conhecimento geral, o PL é o atual partido da família Bolsonaro. Também é presidido por Valdemar da Costa Neto, um dos “coronéis” da cidade e figura nefasta na política nacional há muito tempo. 

Consideramos essa decisão equivocada e vergonhosa! Na referida reunião do DM, votamos contrariamente a ela. E não nos furtaremos a expressar essa divergência.

O PSOL é um partido que nasceu e se desenvolveu para enfrentar a velha política corrupta e baseada no “toma lá, dá cá”. Em praticamente todas as eleições para presidências legislativas Brasil afora, nosso partido lança candidaturas próprias, abstém-se como forma de denúncia ou, em casos excepcionais, faz votos táticos em candidaturas capazes de derrotar os planos da extrema direita. Mas nunca o PSOL entrou nos acordos em nome de obter benefícios nos parlamentos! Essa lógica, que é corretamente rechaçada pela maioria do povo, não tem nada a ver com nosso partido.  

Destacamos que o mandato de vereadora do PSOL na cidade é muito importante. E, até por isso, não deveria errar nesse momento. O argumento de que o PL estaria alinhado à oposição na cidade e de que teria compromissos “democráticos” para a condução da Câmara Municipal não tem consistência alguma! Alinhar-se ao PL e entregar a presidência da Câmara de Mogi das Cruzes ao partido de Bolsonaro é um erro estratégico gigante. 

Não temos dúvidas que o conceito de democracia que o PL defende em nada se assemelha ao nosso. Tal partido, atualmente, está defendendo os golpistas de 8 de janeiro e muitos de seus militantes são inclusive indiciados por atos antidemocráticos.

Já com relação às eleições de 2024, entregar a Câmara de Mogi ao PL pode resultar no enfraquecimento do movimento Mogi da Esperança, que corre o risco de ficar de fora do segundo turno, fortalecendo o bloco PL-PSD na cidade.  

Acreditamos que o PSOL deve ser um partido independente e antissistêmico. Isso deve se expressar nacionalmente e também nos municípios. Por isso, somos contrários ao voto no PL na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes!

Movimento Esquerda Socialista – PSOL Mogi das Cruzes


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão