Notas para uma economia política feminista: o cercamento dos bens comuns reprodutivos
mujer-madre-nena-maternidad-cuidado-la-tinta

Notas para uma economia política feminista: o cercamento dos bens comuns reprodutivos

A migração de mulheres do Sul para o Norte global reflete um mecanismo de acumulação capitalista através da exploração do trabalho do cuidado

Sandra Ezquerra 2 fev 2024, 10:30

Via Viento Sur

Meu objetivo neste texto é examinar os problemas resultantes da chamada crise do cuidado a partir de um ângulo político-econômico feminista, para mostrar o papel fundamental que o trabalho reprodutivo desempenha na manutenção da economia global e, entre outras questões, lançar alguma luz sobre as dimensões raciais, de classe e de gênero da relação entre a economia e a política. Esse compromisso de estudar os processos sociais, políticos e econômicos tomando o trabalho reprodutivo como ponto de partida nos permite examinar o capitalismo global de baixo para cima e desmascarar as relações de poder que as abordagens convencionais das ciências sociais muitas vezes não conseguem buscar e detectar.

Argumento que a acumulação primária ou a acumulação por despossessão afeta sistematicamente os processos de reprodução social e é fundamentalmente marcada pela divisão sexual e internacional do trabalho: uma das principais estratégias desenvolvidas pelo capital nas últimas décadas e implementada, por sua vez, por vários governos, tem sido transferir a crise do cuidado no Norte Global para as costas de milhões de mulheres no Sul Global por meio da internacionalização, etnificação e mercantilização da reprodução. Portanto, examino aqui os casos do Estado espanhol (como Estado receptor) e das Filipinas (como Estado remetente), que ilustram um processo global de fechamento de bens comuns reprodutivos no Sul Global por países do Norte.

Da acumulação primária ao cercamento dos bens comuns reprodutivos, Marx (1867) teorizou a existência de uma acumulação anterior à acumulação capitalista, que era sua premissa indispensável. Essa acumulação primária, que ocorreu entre os séculos XV e XVIII, extraiu valor além dos limites da esfera de produção capitalista e consistiu em uma série de processos violentos de despossessão, expulsão do campesinato de suas terras, trabalho forçado, roubo, assassinato, comércio de escravos, usurpação de terras comuns e, entre outros, pilhagem de ouro e prata das Américas e destruição de suas populações indígenas. Suas principais consequências foram a separação forçada dos produtores reais de seus meios de produção, a transformação dos meios sociais de subsistência e produção em capital e sua concentração nas mãos da classe capitalista emergente, e a conversão do campesinato na classe trabalhadora assalariada exigida pela indústria, e de seu trabalho excedente em capital. Em grande parte, esses processos foram viabilizados pela intervenção do Estado: as leis de cercamento de terras, por exemplo, entre os séculos XVII e XIX, expropriaram quase 30.000 quilômetros quadrados de terras anteriormente consideradas comunitárias no Reino Unido e geraram novos direitos de propriedade sobre elas (Ibid. 211).

Para Harvey (2004), as práticas predatórias de acumulação primária persistem em toda a geografia histórica do capitalismo e, em épocas de crise, elas se aceleram com o exercício da acumulação por desapropriação. Algumas maneiras pelas quais os bens comuns globais são cercados são: o esgotamento dos recursos ambientais; a mercantilização de bens ou serviços anteriormente públicos, como educação, água e saneamento; programas de ajuste estrutural ou a criação da crise da dívida em vários países. O capital também realiza constantes atrasos temporais e expansões espaciais por meio, entre outras formas, da abertura de novos mercados e/ou possibilidades de recursos e trabalho em outros lugares.

Contra isso, muitas autoras feministas argumentam que a acumulação primária não se caracteriza apenas pela mercantilização das relações de produção, mas também, e principalmente, pela geração das condições que permitem a existência dessas relações (Federici e Fortunati, 1984; Mies, 2019; Federici, 2010; Lebaron e Roberts, 2010). Tão importante quanto o cercamento da terra e sua transformação em meios de produção é a acumulação primária das condições de produção formalmente não capitalistas, ou os requisitos da produção capitalista. A classe capitalista não pode produzir essas condições como mercadorias e, além disso, não é de seu interesse eliminá-las, pois isso a forçaria a arcar com todos os custos da reprodução das relações sociais capitalistas, inclusive os requisitos para desenvolver uma força de trabalho explorável (Glassman, 2006: 617).

Isso amplia o conceito clássico de acumulação primária para incorporar as transformações sociais racializadas e de gênero e rompe o imperdoável silêncio conceitual (Bakker, 1994) do marxismo clássico sobre o papel essencial do trabalho reprodutivo não remunerado no surgimento das sociedades industriais, na reprodução da relação salário-capital-trabalho e na acumulação de capital. A acumulação primária inclui a colonização das condições extraeconômicas de acumulação, entre as quais o trabalho reprodutivo de gênero e racializado ocupa um lugar central. A natureza, as populações dos países empobrecidos do Sul Global e o trabalho de subsistência do campesinato também foram colônias fundamentais que possibilitaram o nascimento e a reprodução do capitalismo e, por sua vez, formaram a base invisível sobre a qual os processos de acumulação foram erguidos (Mies, 2019).

O capitalismo não é construído apenas com base na proletarização dos homens, mas se torna possível, como descreve Federici (2010), pela separação fictícia imposta entre o trabalho produtivo e o reprodutivo, pela atribuição do primeiro aos homens e do segundo às mulheres, e pela invisibilização e subordinação do segundo em favor do primeiro. É esse processo que, em última análise, marca o surgimento da sociedade industrial e garante a solvência e a continuidade do sistema emergente por meio de novas formas de racionalização das relações reprodutivas (Arruzza, 2016; Ezquerra, 2016). Apesar da invisibilização social, política e econômica do trabalho não remunerado das mulheres, ele desempenha um papel fundamental na provisão de bem-estar e no funcionamento da economia considerada real e produtiva (Dalla Costa, 1975). Assim, o objeto de desapropriação e a fonte de acumulação estão localizados abaixo da superfície do sistema econômico, fora dele e além do que a ciência social e econômica convencional, tanto ortodoxa quanto heterodoxa, considera ser a economia real. Os cercamentos aos quais a economia política feminista se refere assumem a forma de apropriação e desvalorização de atividades e relações que antes estavam fora dela e que, até certo ponto, continuam fora dela.

Crise do cuidado: a reestruturação da (re)produção no Norte Global

A organização do trabalho reprodutivo passou por uma profunda alteração nas últimas décadas. Desde a década de 1970, as economias do Norte Global têm exigido cada vez mais a participação das mulheres no mercado de trabalho. Isso desencadeou uma crise de cuidados e tornou visível a incapacidade (ou a falta de vontade) das democracias liberais de garantir o bem-estar de grandes setores da população. Na Espanha, enquanto em 1976 a taxa de participação da força de trabalho feminina era de 28,67%, em 2023 ela havia aumentado para mais de 54%. Ao mesmo tempo, o número de mulheres que permanecem fora do mercado de trabalho em decorrência do que a Pesquisa de Força de Trabalho do Instituto Nacional de Estatística ainda chama de “trabalho doméstico” caiu significativamente: em 1976, era de 65,52% e, em 2023, caiu para 30,47%. Enquanto dezenas de milhares de mulheres abandonaram sua dedicação exclusiva aos cuidados nas últimas décadas, o envelhecimento demográfico, por sua vez, levou a um aumento no número de pessoas que precisam de cuidados e atenção: se em 1975 a taxa de envelhecimento na Espanha era de 35%, em 2021 ela subiu para 133,46%.

A aceleração dos processos de globalização capitalista iniciada na década de 1970 transformou significativamente os mecanismos de produção em escala global, permitindo a intensificação da acumulação de capital e aumentando as desigualdades sociais. A morte do contrato social keynesiano – que sempre foi, a seu modo, sexual – é um aspecto central da reestruturação dos mecanismos de reprodução social e está intimamente ligada às mudanças na chamada esfera produtiva, como a desregulamentação dos mercados, as privatizações ou, entre outros mecanismos de acumulação por desapropriação, os processos de realocação industrial. Além disso, como resultado dos múltiplos processos de desinvestimento público em educação, bem-estar social, moradia, saúde e serviços sociais, houve um aumento na demanda por recursos privados, familiares ou comerciais para garantir e sustentar a reprodução social.

É necessário questionar os efeitos de todas essas mudanças sobre a organização social do cuidado e as relações que articulam a reprodução social. A crise do cuidado resultante exacerbou a dupla presença-ausência (Izquierdo, 2003) de milhares de mulheres: embora tenham ingressado no mercado de trabalho, continuam sendo as principais responsáveis pelo trabalho reprodutivo em seus lares. Nesse cenário, e em face do declínio do Estado de bem-estar social, as classes médias do Norte transferiram parcelas significativas do trabalho reprodutivo para as mulheres do Sul, contribuindo assim para a mercantilização e etnificação desse trabalho e para a internacionalização da crise do cuidado. No entanto, diferentemente dos processos de acumulação por desapropriação em resposta às crises capitalistas descritas por Harvey, a crise do cuidado não é resolvida com a transferência de capital e mão de obra do Norte para o Sul. Na realidade, a crise dos cuidados foi resolvida com a importação de mão de obra reprodutiva pelos países ricos, mão de obra que acaba sendo transferida sob demanda de vários países do Sul global. Essa transferência foi facilitada por leis restritivas de imigração, que canalizaram trabalhadores não profissionais do setor de cuidados para os países do Norte, confinando-os a nichos como o trabalho doméstico ou de cuidados, e por regulamentações trabalhistas que não os reconhecem como trabalho real e os condenam a uma enorme precariedade.

Os processos globais de reestruturação econômica também aumentaram a demanda por trabalho nos países do Norte por meio da criação de cidades globais economicamente polarizadas e do crescimento do trabalho migrante em um setor de serviços precário e mal remunerado. Dessa forma, a origem nacional e a cidadania, bem como os eixos de opressão que se cruzam, como gênero, etnia e classe, desempenharam um papel crucial na reestruturação neoliberal da produção e da reprodução em escala internacional nas últimas décadas. Os países do norte optaram por importar mão de obra reprodutiva (barata e vulnerável) para compensar a ausência de apoio público e a disponibilidade cada vez menor de mulheres locais para cuidar das pessoas ao seu redor. Em suma, eles recorreram a novas colônias personificadas em mulheres do Sul, que viajaram em massa pelo planeta para suprir as necessidades de cuidados das famílias do Norte e, assim, viabilizar os processos de feminização do mercado de trabalho exigidos pelo capital. Assim, se a pilhagem de recursos naturais, entre outros, dos países empobrecidos tem sido uma constante na história global contemporânea, a crise do cuidado dos últimos anos levou ao cerco de novos recursos das ex-colônias por meio de seu deslocamento da periferia para o centro: suas mulheres e seu trabalho reprodutivo.

Crise dos cuidados: a reestruturação da (re)produção no Sul Global

A disponibilidade de um exército de reserva de profissionais de saúde é o resultado do êxodo de milhões de mulheres dos países do Sul após a reestruturação econômica imposta pelo Norte desde a década de 1980. A década de 1970 testemunhou uma recessão global com efeitos devastadores sobre as economias dos países do Sul. Ansiosos para reverter os lucros crescentes do boom do petróleo, os bancos do Norte ofereceram empréstimos a juros baixos aos países do Sul que, em grande parte, foram usados para financiar suas importações, déficits comerciais e dívidas crescentes, limitando severamente seu crescimento e perpetuando seu endividamento com o Norte. O aumento das taxas de juros tornou difícil para muitos países pagar seus empréstimos. O Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial estavam dispostos a refinanciar a dívida em troca de governos que implementassem Programas de Ajuste Estrutural (PAE) draconianos, que priorizavam a produção voltada para a exportação, a eliminação de tarifas comerciais e de investimento, a privatização e orçamentos equilibrados por meio de cortes nos gastos públicos. Além disso, os países endividados deveriam se especializar nos produtos que pudessem produzir de forma mais barata e eficiente. No caso das Filipinas, o açúcar e o coco foram promovidos, o que teve um impacto negativo sobre a área total de terra dedicada às culturas alimentares domésticas e sobre as estratégias de subsistência dos camponeses. Além disso, o foco nas exportações de commodities se mostrou equivocado após o colapso dos preços das commodities e o aumento dos preços do petróleo e das taxas de juros.

Os planos de ajuste econômico impostos pelo Norte não criaram o crescimento econômico previsto no Sul e, na verdade, levaram ao aumento das desigualdades sociais, às altas taxas de desemprego e subemprego, ao aumento da concentração dos meios de produção e da riqueza, ao declínio da agricultura de subsistência, ao estrangulamento do setor público, à liberalização das economias e ao aumento dos preços. Tampouco aliviaram a dívida do Sul Global, que em 1993 já era de US$ 1.500.000.000.000.000 (Witness for Peace, 2003) e que durante anos causou um fluxo constante de riqueza financeira do Sul para o Norte.

Estes planos também tiveram importantes dimensões de gênero e afetaram de forma particularmente grave as mulheres, já que historicamente elas tiveram uma forte presença na agricultura de pequenos proprietários e foram responsáveis pelo abastecimento, subsistência e bem-estar das famílias. Além disso, como maioria no setor público, elas foram as principais vítimas de cortes nos gastos sociais, congelamento de salários e destruição de empregos. Na esteira dos cortes, eles também foram as principais substitutas do Estado na prestação de cuidados aos mais vulneráveis. Diante dessa grave piora nas condições de trabalho e de vida, milhões delas migraram para as grandes cidades, entraram na economia informal ou em zonas de produção para exportação e, por fim, optaram pela migração internacional. Muitas foram para lugares como a Espanha para cuidar dos entes queridos de milhares de famílias de outras pessoas, deixando as suas próprias famílias nas mãos de seus maridos, irmãs, mães, amigos ou vizinhos.

Já na década de 1970, muitos Estados do Sul começaram a ver a migração internacional como uma possível válvula de escape das contínuas crises econômicas e sociais. Nas Filipinas, o paradigma de um país exportador de recursos humanos do Sul Global, foi elaborada uma estratégia de desenvolvimento econômico que tornou as contas nacionais dependentes das crescentes remessas resultantes da exportação de mão de obra, que chegaram a mais de US$ 1.000.000.000 somente em 2006, sem contar o dinheiro enviado por canais informais (Ezquerra, 2008). A emigração também se tornou uma nova e importante fonte de receita para o governo, por meio de taxas obrigatórias, seguro-saúde e taxas fixas de remessa, e para as milhares de agências que recrutam, treinam e contratam trabalhadores filipinos no exterior. Entre 1975 e 1982, o número de migrantes anuais cresceu 1.900%. Entre abril e setembro de 2016, 2.200.000 pessoas trabalharam no exterior [1]. Em 2004, as mulheres filipinas migrantes constituíam 75% do total (Battistella, 1999) e, em 2010, as mulheres cujo destino migratório era o trabalho doméstico e de cuidados eram o maior grupo de migrantes que deixavam o país (Viajar, 2011).

Em sua função de intermediador de mão de obra, o Estado filipino tem desempenhado um papel fundamental na produção, distribuição e regulamentação das mulheres filipinas como trabalhadoras domésticas e de cuidados em todo o mundo, contribuindo para a transferência internacional de mão de obra reprodutiva (Rodriguez, 2008) em resposta à crise de cuidados em muitos países do Norte e à imposição de políticas de ajuste neoliberal no Sul. O êxodo em massa de milhões de mulheres do Sul ao longo das décadas é o resultado de fatores econômicos e políticos nos países de origem e de um claro fator de atração de mão de obra nos países de destino. Embora essas mulheres tenham vindo para cuidar de nossas filhas, fazer companhia aos nossos idosos, esfregar nosso chão e preparar nosso café da manhã, seus lares, sua filha e seus idosos são deixados para trás sob os cuidados de outras pessoas. No entanto, quando crescem, são elas que deixam seus filhos para trás para substituir suas mães nos lares do Norte, perpetuando assim o círculo vicioso do confinamento dos bens comuns reprodutivos. Assim, a reprodução social dessas mulheres é realizada em seus países de origem e seu recrutamento em outros lugares do mundo como adultas também envolve uma transferência direta de capital humano dos países empobrecidos para os países ricos, às custas dos primeiros. O capital variável produzido em um lugar e explorado em outro não difere em nada da extração de recursos naturais ou da asfixia resultante do pagamento da dívida externa, entre outros episódios históricos e contemporâneos de acumulação por desapropriação.

Essa transferência internacional do trabalho de cuidado leva a uma estratificação nacional perversa do direito ao cuidado, ao afeto e à proximidade física com as famílias. Diante da imposição de um modelo de Estado de bem-estar social que se recusa a assumir a responsabilidade pela reprodução social, as trabalhadoras migrantes acabaram desempenhando um papel fundamental na economia internacional. Suas precárias condições de trabalho, administrativas e de vida funcionam como subsídio tanto para os Estados emissores quanto para os receptores: por um lado, compensaram os cortes públicos e a estagnação econômica nos países de origem pagando impostos em casa e enviando remessas maciças e, por outro lado, foram fundamentais para mascarar a eclosão da crise de cuidados no Norte, que os utiliza como amortecedores contra as mudanças demográficas, sociais e político-econômicas das últimas décadas.

Notas

[1] Dados extraídos de Survey on Overseas Filipinos.

Referências

Arruzza, Cinzia (2016) Reflexiones degeneradas: patriarcado y capitalismo. Acessado em 29 de agosto de 2016 de http://marxismocritico.com

Bakker, Isabella (1995) The Strategic Silence: Gender and Economic Policy. New York, NY: Zed Books.

Battistella, Graziano (1999) “Philippine Migration Policy: Dilemmas of a Crisis. Sojourn”, Journal of Social Issues in Southeast Asia, 14 (1), 229-248.

Dalla Costa, Mariarosa (1975) “Women and the Subversion of the Community”. En Mariarosa Dalla Costa y Selma James (Eds.), The Power of Women and the Subversion of the Community (pp. 1-22). Bristol: Falling Wall Press.

Ezquerra, Sandra (2008) The Regulation of the South-North Transfer of Reproductive Labor: Filipino Women in Spain and the United States (Tesis Doctoral). University of Oregon, Eugene, Oregon.

(2016) “El pecado original no fue acto de mujer: del marxismo a la economía política feminista”, Revista de Economía Crítica, 22, 126-142.

Federici, Silvia y Fortunati, Leopoldina (1984) Il Grande Calibano. Storia del corpo social ribelle nella prima fase del capitale. Milán: Franco Agneli

Federici, Silvia (2010) Calibán y la bruja. Mujeres, cuerpo y acumulación originaria. Madrid: Traficantes de Sueños.

Glassman, Jim (2006) “Primitive Accumulation, Accumulation by Dispossession, Accumulation by ‘Extra-Economic’ Means”, Progress in Human Geography, 30 (5), 608-625.

Harvey, David (2004) El nuevo imperialismo. Madrid: Akal.

Izquierdo, María Jesús (2003) “Del sexismo y la mercantilización del cuidado a su socialización: hacia una política democrática del cuidado”, Congreso Internacional SARE Cuidar cuesta: costes y beneficios del cuidado. Donostia, 2003.

Lebaron, Genevieve y Roberts, Adrienne (2010) “Toward a Feminist Political Economy of Capitalism and Carcerality”, Signs: Journal of Women in Culture and Society, 36 (1), 19-44.

Marx, Karl (2007 [1867]) El capital. Libro I. Tomo III. Madrid: Akal

Mies, Maria (2019) Patriarcado y acumulación a escala mundial. Madrid: Traficantes de sueños. 

Rodríguez, Robyn (2008) The Labor Brokerage State and the Globalization of Filipina Care Workers, Signs: Journal of Women in Culture and Society, 33 (4), 794-800

Romero, Mary (2003) “Nanny Diaries and Other Stories: Imagining Women’s Labor in the Social Reproduction of American Families”, DePaul Law Review, 52, 809-848.

Witness for Peace (2003) A High Price to Pay: Structural Adjustment and Women in Nicaragua. Washington, DC: Witness for Peace.

Viajar, Verna Dinah Q. (2011). “Filipino Migrant Domestic Workers: Implications on Development and Migration Trends in the Philippines”. En Global Labor University Conference. Johannesburg (South Africa), septiembre 2011.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão