Câmara de SP: Comissão da Mulher é formada apenas por homens
Vereadora Luana Alves

Câmara de SP: Comissão da Mulher é formada apenas por homens

Colegiado ofereceu vaga à Luana Alves, mas só até o fim de março

Tatiana Py Dutra 12 mar 2024, 12:13

Foto: Ascom Luana Alves

Há três anos, eu sou parte da comissão aqui da Câmara que cuida das questões de saúde, assistência social e mulheres. Essa vaga não é fixa, mas todo o ano tinha negociação e troca para que pelo menos uma mulher pudesse estar nessa comissão. Mas neste ano, nenhum dos vereadores homens ocupantes quiseram ceder a sua vaga. 

Março é Mês da Mulher, mas a situação seria absurda em qualquer mês do ano: não há mulheres na Comissão da Mulher da Câmara de São Paulo. Todos os sete integrantes do colegiado são homens. Caberá a André Santos (Republicanos), Aurélio Nomura (PSDB), Hélio Rodrigues (PT), George Hato (MDB), Major Palumbo (Progressistas), Manoel Del Rio (PT) e Rodolfo Despachante (Progressistas) definir qual pauta feminina é importante discutir na Casa.

Nos últimos três anos, a vereadora Luana Alves (PSOL) integrou a comissão – que também versa sobre questões de saúde e assistência social – em uma vaga impermanente Segundo a parlamentar, a cada ano havia negociação e trocas para garantir que houvesse ao menos uma mulher no colegiado. Este ano, porém, nenhum dos vereadores homens ocupantes quiseram ceder a sua vaga. 

“A única possibilidade apresentada era que eu, que sou mulher interessada menos estar em uma vaga desta comissão, ficasse apenas pelo mês de março”, contou Luana.

A vereadora diz que até pensou em aceitar a vaga temporária, mas após discussão com o mandato, ficou entendido que ela não poderia realizar trabalho significativo em apenas três semanas. 

A vereadora rejeitou a proposta, mas não sem refletir o quão danoso é o machismo na política e a necessidade de as mulheres ocuparem cada vez mais esses espaços.

“Eu, que fui parte desta comissão desde o primeiro ano como vereadora, ou seja, há três anos, me surpreendi com a intransigência do governo e dos líderes partidários em não aceitar nenhuma troca para que eu pudesse voltar à comissão”, disse a vereadora. “Isso só mostra o tamanho do machismo na política e de como nós, mulheres, temos que avançar muito mais para ocupar cada espaço político que a gente puder. Mulheres, não se acanhem, não se intimidem, a gente precisa de mais mulheres de luta dentre os espaços de poder”, afirmou.

Dos 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, apenas 12 são mulheres.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão