Israel frustra esperança de trégua antes do Ramadã
A palestina Ahed Tamini - Reprodução

Israel frustra esperança de trégua antes do Ramadã

Palestinos entram em mês sagrado em meio à ameaças constantes

Redação da Revista Movimento 11 mar 2024, 12:36

Foto: Reprodução

Os muçulmanos entraram em seu mês sagrado, o Ramadã, nesta segunda-feira (11). No entanto, na Palestina os momentos de recolhimento, reflexão e confraternização familiar que caracterizam o período estão tão ameaçados quanto as próprias vidas dos cidadãos da Faixa de Gaza.

Egito, Catar e Estados Unidos tentaram mediar um cessar-fogo com Israel até as vésperas do período. Caso houvesse acordo, reféns israelenses seriam libertados em troca de prisioneiros palestinos em posse de Israel. O país, porém, recusou. 

No domingo (10), um dos líderes do Hamas fez pronunciamento na TV pedindo um acordo que garantisse a retirada das forças israelenses de Gaza e fornecesse à população local todas as necessidades humanitárias. Em troca, o grupo garantiria a libertação de reféns.

“O inimigo deve compreender que deverá pagar um preço na questão da troca, mas a principal prioridade é proteger o povo, acabar com as agressões e os massacres, devolver as pessoas deslocadas às suas casas e abrir um horizonte político para nossa questão”, afirmou Ismail Haniyeh.

Porém, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que não vislumbra capacidade militar do oponente antes de qualquer cessar-fogo. 

Em Jerusalém 

Desde o sábado, milhares de policiais foram deslocados para a cidade velha de Jerusalém, para onde milhares de muçulmanos se deslocam para visitar a mesquita de Al Aqsa, um dos lugares sagrados do islã. Em contraste com os períodos de paz, este ano, a região não foi decorada para a celebração do Ramadã em homenagem às vítimas dos ataques israelenses. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão