Luciana Genro propõe projeto para que RS tenha controle de atividades de inteligência
Lucianage

Luciana Genro propõe projeto para que RS tenha controle de atividades de inteligência

Objetivo é criar uma comissão permanente voltada à fiscalização das atividades

Mandato Luciana Genro 4 mar 2024, 16:20

Foto: Raul Pereira/ALRS

Com o escândalo que há alguns meses atingiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que ao que indicam as investigações pode ter sido utilizada para benefício próprio durante o governo Jair Bolsonaro, cresce a preocupação com a fiscalização das atividades de inteligência em todos os âmbitos.

No Rio Grande do Sul, diversos órgãos desempenham atividades de inteligência, tais como a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Polícia Penal. Diferentemente do que ocorre em nível federal, não há qualquer tipo de controle externo no Estado.

Por isso, a deputada Luciana Genro (PSOL), juntamente com o deputado Matheus Gomes (PSOL) e a bancada do PT, protocolou um projeto de resolução que dá à Assembleia Legislativa as ferramentas necessárias para realizar essa fiscalização, que é seu dever constitucional. O objetivo do projeto é criar uma comissão permanente especificamente voltada para a fiscalização das atividades de inteligência.

“O Legislativo é o Poder que tem a tarefa, além de legislar, de também fiscalizar o que ocorre no Estado. E atualmente não há nenhum tipo de controle sobre as atividades de inteligência. Este sistema serviria para garantir que as operações de inteligência não estejam sendo indevidamente invasivas a nenhum cidadão, não sejam usadas para fins de perseguição de adversários e jornalistas e estejam funcionando dentro da legalidade”, aponta Luciana.

A deputada destaca que a proposta não se refere à atividade policial de apuração de crimes, a qual já é fiscalizada pelo Ministério Público. As atividades de inteligência se referem à obtenção e análise de informações que podem servir para influenciar decisões dos órgãos e do governo. Essas informações são obtidas por diversos métodos que incluem softwares e equipamentos cada vez mais poderosos, confundindo-se, muitas vezes, com a investigação criminal.

A comissão parlamentar a ser formada funcionaria com total sigilo, como já ocorre no Congresso Nacional, sem poder divulgar ou repassar informações do que é debatido.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão