‘Raposas cuidando do galinheiro’
Nikolas

‘Raposas cuidando do galinheiro’

PL assumirá presidência da CCJ e da Comissão de Educação da Câmara. Das 19 comissões já instaladas, sigla de Bolsonaro ficou com cinco

Tatiana Py Dutra 7 mar 2024, 12:24

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Parece incrível, mas dois dos nomes mais radicais da extrema direita na Câmara Federal foram eleitos, na quarta-feira (6) para presidir importantes comissões da Casa. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi escolhido presidente da Comissão de Educação, e a deputada Caroline de Toni (PL-SC), bolsonarista ferrenha, vai comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado mais importante da Câmara.

As comissões têm papel fundamental para encaminhamento dos projetos, e a postura reacionária dessas duas lideranças indica as dificuldades que estão por vir para o andamento de pautas progressistas. Num cenário em que Estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás estão recolhendo livros considerados “impróprios” por conservadores, prevê-se tempos cada vez mais obscuros.

A eleição de Nikolas gerou repercussão negativa não só entre os parlamentares, mas também entre a população. O deputado ganhou notoriedade por participar de embates com a bancada do governo e por imposturas no plenário. Ano passado, em pleno Dia Internacional da Mulher, ele colocou uma peruca e fez um discurso transfóbico atacando mulheres trans – para ficar em apenas um dos muitos absurdos que cometeu sem punição. À frente do colegiado, ele vai operar um orçamento de R$ 180 milhões, o sexto maior entre as 30 comissões permanentes da Casa.

Em suas redes sociais – onde já postou fotos empunhando um fuzil -, Caroline de Toni se identifica como “do time de Bolsonaro em Santa Catarina”. Também diz defender a vida, a família, a pátria, a liberdade, o agronegócio e mais segurança pública. Outras defesas famosas que fez foram em prol do deputado cassado Daniel Silveira e pelo impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Em 2020, durante a pandemia, a deputada foi entusiasmada participante de comícios promovidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – a ponto de precisar ressarcir a Câmara pelos valores gastos em passagens. No mesmo ano, apresentou um projeto de lei para extinguir a reserva mínima de 30% para candidaturas de mulheres nas disputas por mandatos proporcionais; além disso, foi incluída no rol dos 11 parlamentares que tiveram os seus sigilos bancários quebrados pelo Supremo em 2020, como parte do inquérito que apurava a organização e o financiamento de atos antidemocráticos.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protestou contra a eleição da bolsonarista, acrescentando que “não se sentia representada”.

“Não queremos qualquer mulher na presidência na comissão mais importante da Casa, nós queremos mulheres que nos respeitem e honrem a nossa luta. Não nos calaremos para pautas que agridam os nossos direitos neste colegiado”, disse.

O peso de ser maioria 

Das 19 comissões já instaladas*, o PL – que tem maioria na Câmara – ficou com cinco. O histórico dos novos presidentes das três demais também não é muito alvissareiro. A Comissão de Segurança Pública ficou sob a liderança de Alberto Fraga (PL-DF). Ex-policial, ele é notório integrante da bancada da bala, favorável ao armamento da população e da máxima “bandido bom é bandido morto”.

Já a Comissão da Família vai ser liderada por um Pastor Eurico (PL-PE), que ganhou o noticiário no ano passado com um projeto que proíbe o casamento homoafetivo. Por fim, a Comissão de Esporte ficou com Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), autor de um projeto de lei que exime de responsabilização, com o próprio patrimônio, os dirigentes das torcidas organizadas nos eventuais danos causados por torcedores. 

O que pode-se esperar desses mandatos? Que criem problemas para o governo para dar visibilidade ao bolsonarismo. Uma guerra ideológica pode se fortalecer em um ano eleitoral e é preciso haver resistência.  

Presidentes já eleitos

Constituição e Justiça: Caroline de Toni (PL-SC)

Educação: Nikolas Ferreira (PL-MG)

Saúde: Dr. Francisco (PT-PI)

Segurança Pública: Alberto Fraga (PL-DF)

Finanças e Tributação: Mário Negromonte Jr. (PP-BA)

Desenvolvimento Econômico: Danilo Forte (União-CE)

Indústria e Comércio: Josenildo (PDT-AP)

Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Vicentinho Júnior (PP-TO)

Viação e Transportes: Gilberto Abramo (Republicanos-MG)

Relações Exteriores e Defesa Nacional: Lucas Redecker (PSDB-RS)

Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família: Pastor Eurico (PL-PE)

Esporte: Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP)

Cultura: Aliel Machado (PV-PR)

Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial: Daiana Santos (PCdoB-RS)

Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Weliton Prado (Solidariedade-MG)

Defesa dos Direitos Pessoa Idosa: Pedro Aihara (PRD-MG)

Defesa do Consumidor: Fabio Schiochet (União-SC)

Trabalho: Lucas Ramos (PSB-PE)

Legislação Participativa: Glauber Braga (PSOL-SP)

*Três comissões foram instaladas, mas tiveram as eleições de presidentes e vices marcadas para a próxima quarta-feira (13): Minas e Energia, Turismo e Defesa dos Direitos da Mulher. 


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão