Raqqa se ergue: o Dia Internacional da Mulher no antigo reduto do Estado Islâmico
401_-_iwd_in_raqqa

Raqqa se ergue: o Dia Internacional da Mulher no antigo reduto do Estado Islâmico

A cidade síria que foi “capital” do Estado Islâmico é palco hoje de um imponente movimento de mulheres

Medya News 8 mar 2024, 07:05

Via Green Left

As mulheres de Raqqa saíram às ruas em 3 de março para dar início a uma semana de eventos para marcar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, demonstrando a resiliência da cidade diante dos desafios.

A marcha celebra não apenas o significado global do dia, mas também a notável transformação de Raqqa de um reduto do Estado Islâmico (ISIS) em um símbolo de esperança e mudança. As comemorações refletem um compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres que está profundamente enraizado no contexto mais amplo do que é conhecido como a Revolução de Rojava e a administração autônoma liderada pelos curdos no norte e leste da Síria.

A Revolução de Rojava, que teve início em 2012, desempenhou um papel fundamental no estabelecimento de um sistema político que prioriza a igualdade de gênero, a sustentabilidade ambiental e a democracia direta. Em seu núcleo está a Administração Autônoma Democrática do Norte e Leste da Síria (DAANES), que está comprometida com a governança inclusiva e os direitos das mulheres. Por meio de várias políticas e instituições, a administração garante a participação das mulheres em todas as esferas da sociedade, inclusive na política e na defesa.

As comemorações de uma semana nas cidades do norte e do leste da Síria, incluindo Raqqa, enfatizam o papel fundamental da revolução de Rojava e do DAANES na reformulação das normas sociais e no empoderamento das mulheres em uma região assolada por conflitos.

Enquanto Raqqa e outras cidades do norte e do leste da Síria continuam a comemorar o Dia Internacional da Mulher, o espírito da revolução de Rojava e os princípios da administração autônoma liderada pelos curdos ressoam por meio de marchas, seminários, workshops e apresentações culturais. Esses eventos não apenas celebram as conquistas das mulheres, mas também reafirmam o compromisso com uma sociedade democrática, inclusiva e igualitária, abrindo caminho para um futuro em que a igualdade de gênero não seja apenas um ideal, mas uma realidade vivida.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão