Trump fala em ‘banho de sangue’ caso não seja eleito
b2110bac-274a-42ce-8572-9ec2782738b9

Trump fala em ‘banho de sangue’ caso não seja eleito

Em palanque de candidato republicano, ex-presidente criticou política de imigração e disse que países estrangeiros estão enviando presos e doentes mentais para os EUA

Tatiana Py Dutra 19 mar 2024, 14:00

Foto: RS/Fotos Publicas

Em discurso realizado no sábado (16), o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse que se não for reconduzido à presidência este ano, haverá “um banho de sangue para o país”. A declaração ocorreu no momento em que ele anunciou a intenção de impor tarifas de 100% sobre veículos importados.

“Vamos impor uma tarifa de 100% sobre cada carro que cruzar a linha, e vocês não conseguirão vendê-los se eu for eleito”, disse Trump em Vandalia, Ohio. “Agora, se eu não for eleito… será um banho de sangue para o país.”

Em em um discurso repleto de ameaças ele ainda afirmou não crer “que haverá outra eleição neste país se não vencermos esta eleição. Certamente não será uma eleição que seja significativa”.

A metralhadora do ex-presidente ainda voltou a mirar nos imigrantes no discurso. Em mais uma afirmação sem provas, ele disse que países estrangeiros estavam “esvaziando” prisões e instituições mentais para mandar aos EUA:

“Não sei se você os chama de pessoas. Eles não são pessoas, na minha opinião. Mas não estou autorizado a dizer isso porque a esquerda radical diz que é uma coisa terrível de se dizer”.

Reações

Ex-presidente democrata da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, condenou os comentários. 

“O que isso significa, ele vai provocar um banho de sangue? Há algo errado aqui. […] Quanto mais precisam ver dele para entender que não é disso que se trata o nosso país?”, perguntou.

“Ele quer outro 6 de janeiro, mas o povo americano vai dar-lhe outra derrota eleitoral em novembro porque continua a rejeitar o seu extremismo, a sua afeição pela violência e a sua sede de vingança”, acrescentou o porta-voz da campanha de Biden, James Singer.


TV Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!

Greve nas Universidades Federais

Confira o informe de Sandro Pimentel, coordenador nacional de educação da FASUBRA, sobre a deflagração da greve dos servidores das universidades e institutos federais.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão