Parlamentares brasileiros condenam a repressão no Peru

Parlamentares brasileiros condenam a repressão no Peru

A partir de uma iniciativa da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputadas e deputados do partido enviaram uma carta à Embaixada da República do Peru no Brasil

Vários Autores 18 jan 2023, 10:25

No dia 17 de janeiro, deputadas e deputados federais do PSOL enviaram uma carta à Embaixada da República do Peru no Brasil expressando sua profunda preocupação diante da repressão que sofre o povo do país irmão. A iniciativa é da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Crescem as ações de protesto em todo o país contra o governo usurpador de Dina Boluarte, que nos últimos 40 dias já provocou a morte de quase 50 pessoas e deixou mais de 500 feridos. Às manifestações que exigem a liberdade do ex-presidente Pedro Castillo, a renúncia do governo e o adiantamento das eleições, a polícia e as forças armadas respondem com mais violência. 

Como afirma o Manifesto da organização política Súmate al Nuevo Perú: 

“Ao mesmo tempo em que Boluarte e seu Primeiro Ministro Otárola dão luz verde para a repressão violenta no sul do país, em Lima o pacto de impunidade é selado, o Congresso dá o voto de confiança ao novo gabinete, deixando impune o assassinato de nossos compatriotas, numa clara demonstração política de que o Executivo e o Legislativo estão em um caminho de maior confrontação contra o povo mobilizado para assim garantir a continuidade do modelo econômico neoliberal e garantir os negócios e privilégios dos grupos no poder.”

O movimento popular está chamando a mais ampla unidade para organizar e deflagrar uma Greve Nacional dia 19 de janeiro. 

A seguir, reproduzimos a íntegra da carta dos parlamentares brasileiros:

Brasília, 17 de janeiro de 2023

Sua Excelência, Sr. Embaixador da República do Peru no Brasil

Sr. Rómulo Fernando Acurio Traverso

Atenciosamente

Desejamos expressar nossa profunda preocupação com a repressão brutal que sofre o povo peruano que, desde 7 de dezembro, sofre a violência do aparelho repressivo do governo de Dina Boluarte e do Congresso que a apoia. Nas mãos da Polícia Nacional Peruana e das Forças Armadas, 49 pessoas já foram mortas e mais de 500 feridas nas regiões de Ayacucho, Apurímac, Cusco, Junín, La Libertad e Arequipa. Recentemente, na cidade de Juliaca, Departamento de Puno, 17 manifestantes foram mortos por exigirem eleições antecipadas, a libertação do ex-presidente peruano Pedro Castillo e a renúncia de Boluarte. O povo peruano exige eleições e reformas de fundo que lhe dêem a possibilidade de um processo nacional constituinte.

Tendo em vista o acima exposto, declaramos que:

  • Somos solidários com a luta do povo peruano.
  • Pedimos que pare imediatamente a repressão e o uso de armas pelas forças de segurança do Estado e que as mortes causadas até o momento sejam devidamente investigadas nos tribunais correspondentes.
  • Os direitos de cada cidadão e cidadã do Peru devem ser garantidos.
  • Parar a criminalização dos manifestantes, que visa compará-los com grupos violentos.

Assinam: Deputadas e deputados Federais do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) – Brasil

Fernanda Melchionna

Sâmia Bomfim 

Erika Hilton

Glauber Braga

Luiza Erundina

Henrique Vieira

Ivan Valente

Talíria Petrone

Vivi Reis

Tarcísio Motta

Luciene Cavalcante


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão