Detenção de Ahmed Shehada ainda carece de explicação
ahmad_shehada

Detenção de Ahmed Shehada ainda carece de explicação

Presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) foi detido e interrogado na Colômbia. Agentes norte-americanos teriam participado de interrogatório

Tatiana Py Dutra 20 mar 2023, 11:30

Após intensa movimentação política e diplomática, o presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), Ahmed Shehada foi deportado para o Brasil no sábado (18/03). Ele foi detido na quinta-feira (16) ao desembarcar no Aeroporto de Tocumen, para conexão com destino a Barranquilla, da conferência para a União Palestina na América Latina. Ahmed teve seu passaporte brasileiro recolhido e passou por interrogatório conduzido pela inteligência local e também por agentes norte-americanos, segundo relatos.

O presidente da Ibraspal, que tem cidadania brasileira, ficou sob custódia das autoridades locais por mais de 24 horas. Ahmed vem de uma família de mártires e é impedido de retornar à Palestina. Segundo pessoas próximas, não há justificativa – exceto perseguição política – para a detenção, já que ele não tem antecedentes ou mesmo processos contra ele.

Ainda na quinta-feira, as deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) pediram ao governo brasileiro que intercedesse junto às autoridades panamenhas para garantir a pronta liberdade Ahmed. Por meio de ofícios enviados ao Itamaraty e à embaixada no Panamá, as parlamentares ainda pediram a apuração das causas da detenção.

Conluio

Ao site Middle East Monitor, o vice-presidente do Ibraspal, Sayid Marcos Tenório, declarou que “o Estado do Panamá está sob ocupação americana”, no qual cooperam serviços secretos americanos e israelitas.

“A perseguição a Shehada por este Estado é uma medida absurda que viola os seus direitos como cidadão brasileiro de origem palestina”, afirmou.

A Federação Árabe-Palestina do Brasil (FAPB) divulgou nota agradecendo ao Brasil por sua ação a respeito “sem os quais o desfecho do episódio poderia ter sido mais grave”. Já o Movimento Pelos Direitos do Povo da Palestina e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), que tem desenvolvido acções de cooperação com o Ibraspal, manifestou solidariedade a Ahmed e expressou indignação “por esta arbitrariedade que não deverá ser dissociada da campanha que está a ser orquestrada em todo o mundo para tentar silenciar as pessoas e organizações que denunciam as acções criminosas do Estado de Israel para com o povo palestino”.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão