Morre o revolucionário Hugo Blanco
hugo-blanco-696x482-1

Morre o revolucionário Hugo Blanco

O líder camponês peruano foi uma das maiores lideranças da luta pela terra na América Latina

Morre, aos 88 anos, na Suécia, Hugo Blanco. A biografia de Hugo confunde-se com a história das lutas do Peru e da América Latina. Nascido em Cusco, filiou-se ao Partido Obrero Revolucionario (POR), partido pelo qual militou sob a bandeira do trotskismo. Começou a militar em La Plata, na Argentina, ao lado de Nahuel Moreno.

Hugo liderou o levante camponês e indígena, que teve como consequência uma ampla ocupação de terras para a reforma agrária da região de Lares e Convenção. Seu lema, que depois viraria título de livro, ecoou por todo Peru profundo: “Terra ou Morte”.

Depois de liderar a greve campesina, Hugo Blanco viveu entre a prisão e o exílio – tendo passado por México, Argentina, Chile e Suécia. Uma campanha internacional conquistou a liberdade, livrando da pena de morte estabelecida pelo regime peruano, envolvendo nomes de porte como Simone de Beauvoir, Betrand Russel, Jean Paul Sartre, entre vários.

Sempre militante sob a bandeira do trotskysmo e da IV Internacional, teve sua volta ao Peru celebrada por milhares de trabalhadores, jovens e camponeses, abraçando a causa de unificação da esquerda socialista, no FOCEP, que teve a mais alta votação da história da esquerda radical.

Ao regressar ao Peru, participou da Assembleia Constituinte e tornou-se deputado de 1985 a 1990. Neste ano, novamente eleito deputado, pela Izquierda Unida, testemunhou o fechamento do congresso pelas mãos do ditador Alberto Fujimori.

Nos anos 2000, esteve muito próximo de nossa organização, com sua relação com o nosso também inesquecível dirigente Tito Prado e com os companheiros da corrente-irmã peruana. Nos visitou em Porto Alegre, participando da abertura de um congresso educacional no Rio Grande do Sul.

Em 2017, tivemos a honra de entrevistar Hugo Blanco diretamente de Lima. Esse material resume as décadas de luta vividas pelo “revolucionário indomável”. Recomendamos sua leitura como parte de nossa singela homenagem: https://movimentorevista.com.br/2017/03/entrevista-hugo-blanco-peru/

Neste momento de luto, nos dirigimos aos amigos, familiares e camaradas de Hugo Blanco com pesar. Sua vida dedicada a luta revolucionária e contra as ditaduras na América Latina, como a de Dina Boluarte, seguirão presentes em nossas lutas. Hugo Blanco, presente!


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão