O Congresso do PSOL pode definir os rumos do partido
Brasil-Psol-750x501-1

O Congresso do PSOL pode definir os rumos do partido

A luta pelos princípios que construíram o PSOL estará no centro de seu próximo congresso

O PSOL vive um momento histórico, pode dirigir a maior cidade da américa do Sul. O peso da candidatura de Guilherme Boulos e do PSOL colocam a possibilidade que um programa da esquerda anticapitalista dispute a direção da maior capital brasileira.

O congresso do PSOL deveria preparar o partido para esse passo fundamental, construindo o programa para dirigir São Paulo e nos preparar o enfrentamento que a aplicação do nosso programa necessariamente exige. Mas o que temos assistindo nas plenárias do Congresso é o inverso disto. O setor majoritário da direção e com apoio do “Campo Semente” tem dado uma dura batalha para destruir os princípios que foram a essência da formação do PSOL.

As defesas da “tese 3” deixam claro esse objetivo em suas afirmações. Eles dizem “Aqui estão o que defendem que o PSOL se transforme em base de apoio do governo Lula.“ .. “ Estão aqui os que apoiam Lula…“. Em todas as falas não existe nenhuma diferenciação com o governo Lula ou com o próprio PT. A política é apoio completo e incondicional ao governo Lula.

Isso rompe com a essência da formação do PSOL. O partido foi fundado para ser um instrumento de luta pelos direitos dos trabalhadores e da juventude, mantendo independência em relação aos governos. A fundação do PSOL foi uma necessidade porque o PT já não cumprira esse papel. A reforma da Previdência de Lula e a expulsão dos deputados radicais que mantiveram a coerência e votaram junto com os trabalhadores foi a comprovação disso. Se o PSOL vai se transformar em base de apoio do governo Lula e não apresentar uma diferenciação em relação ao PT não se justifica mais sua existência.

Essa política de rompimento com essência do PSOL pode ser implementada somente esmagando dos setores contrários ao adesismo ao governo. A Revolução Solidaria tem demonstrado nessas plenárias que está disposta a utilizar qualquer método para garantir esse objetivo. Nesse sentido se fecha o portão na escola para os eleitores não irem embora antes da votação. Se vota duas vezes com crachá de filiado que foi embora antes do fim da plenária… Enfim se destrói a democracia interna para passar o trator da maioria.

Nós militantes do Movimento Esquerda Socialista reforçamos o chamado ao conjunto dos filiados do partido para que compareçam as plenárias porque o resultado desse congresso terá um grande impacto para o futuro do PSOL.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão