Monica Seixas sofre perseguição na Alesp
Monica_Seixas

Monica Seixas sofre perseguição na Alesp

Conselho de Ética formado por deputados da direita abriu processo por quebra de decoro contra parlamentar do PSOL

Redação da Revista Movimento 25 out 2023, 13:24

Foto: Alesp/Divulgação

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar contra a deputada estadual Monica Seixas (PSOL). A decisão, por sete votos a um, foi tomada na sessão de ontem (24). Não por acaso, os votos favoráveis vieram de parlamentares de direita: Carlos Cezar (PL), Delegado Olim (PP), Marta Costa (PSD), Altair Moraes (Republicanos), Eduardo Nóbrega (Podemos), Alex de Madureira (PL), que é o corregedor da Casa, e Barros Munhoz (PSDB), presidente do Conselho de Ética.

A alegada justificativa para o processo foi uma discussão entre Monica e a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes (Republicanos), em agosto passado. Na ocasião, Monica citou o fato de a pasta ter pouca verba e criticou a secretária bolsonarista por se dizer antifeminista.

“Eu ia me solidarizar com a secretária, mas respeito muitíssimo a autonomia dela e ela declarou aqui muitas vezes que está nesse lugar porque assim o deseja. E a gente também sabe que mulheres e negros que são usados como token para atrasar a luta das mulheres e a luta de negros e negras também estão nesse lugar, muitas vezes, porque querem”, disse Monica.

Token era um termo usado por Martin Luther King para se referir à falsa inclusão racial. Apesar de ser conhecida por quem milita em movimentos sociais, era desconhecido por Sonaira, que afirmou ter sido chamada de “massa de manobra” e afirmou estar sendo vítima de desrespeito e violência. Seguiu-se uma discussão e a sessão foi encerrada pela deputada Valéria Bolsonaro (PL) que, em seguida, protocolou o processo contra Monica no Conselho de Ética.

Perseguição

Monica Seixas atribui a situação à perseguição política que sofre pela ala conservadora da Alesp, inclusive por racismo. Tanto na justificativa do processo, Valéria usa termos racistas como “denegrir”.

“Valeria Bolsonaro, mulher branca, me acusou, mulher negra, de racismo, usando o termo “denegrir” e o Conselho de Ética, formado em sua maioria por conservadores, acatou. Venho há tempos sendo perseguida por eles que não compreendem os conceitos de racismo estrutural e velado”, comentou Monica.

A defesa da parlamentar ainda acrescenta que, na sessão onde ocorreu a rusga, seria realizada uma votação de uma representação de Monica contra Valeria, que acabou adiado.

Agora, Monica terá um prazo de cinco sessões para apresentar sua defesa. Futuramente, um dos integrantes do Conselho de Ética será escolhido relator para determinar se ela será, ou não, punida. O processo pode resultar num pedido de censura pelo uso da palavra token.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão