Deputados vão à Justiça para reverter privatização da Sabesp
Privatização Sabesp

Deputados vão à Justiça para reverter privatização da Sabesp

Ações questionam andamento da votação e pressa na aprovação da medida

Redação da Revista Movimento 7 dez 2023, 18:02

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Novas ações judiciais contra a privatização da Sabesp pipocam no judiciário paulista, um dia depois da desestatização ser aprovada na Assembleia Legislativa por 62 votos favoráveis e um contrário, na última quarta-feira (6). Porém, 26 parlamentares – a maioria, de oposição – foram impedidos de votar depois que a Polícia Militar realizou uma ação truculenta contra manifestantes que ocupavam as galerias do plenário, se manifestando contra a entrega da companhia de água e saneamento para a iniciativa privada.

Os PMs distribuíram golpes de cassetete e espargiram spray de pimenta dentro da Casa, tornando o ambiente praticamente irrespirável. Parte dos parlamentares se retirou do plenário após a ação, e o presidente da Casa, André do Prado (PL), aproveitou-se para dar continuidade à votação.

A deputada estadual pelo Movimento Pretas, Monica Seixas (PSOL), denunciou a repressão da polícia e o oportunismo político dos compadres da Tarcisio Freitas (Republicanos) em entrevista à imprensa, que também deixou o plenário após o tumulto comandado pela PM.

“É um absurdo a ideia de continuarem a votação, após essa cena de barbárie policial que presenciamos. Eu tive um aborto há dez dias, ainda estou sangrando, a deputada Paula Nunes, da Bancada Feminista do PSOL, está grávida, e temos deputados e deputadas para quem seria um risco a saúde voltar nesse momento que a Casa está retomando a votação, essa sangria desatada para votar uma privatização mal discutida”, afirmou, sugerindo o cancelamento da votação.

Tarcísio desdenha

Não foi o que ocorreu e, com isso, o governador teve uma gigantesca vitória em seu projeto privatista. 

“Dia histórico para São Paulo! Parabéns aos bravos parlamentares da @AssembleiaSP que aprovaram a privatização da Sabesp. A coragem com que enfrentaram os ataques dos que não têm argumentos ajudará a construir um legado de universalização do saneamento, de despoluição de mananciais, de aumento da disponibilidade hídrica, de saúde para todos. Vocês estão ajudando a construir um novo futuro!”, escreveu o bolsonarista em suas redes sociais.

Na quinta-feira (7), o governador minimizou as ações judiciais contra a privatização da Sabesp, as quais considera “protelatórias”. Ele defende que a privatização será vantajosa para adiantar metas de expansão do saneamento e reduzir a conta de água, tendo como argumento um levantamento do International Finance Corporation, braço do Banco Mundial, que projeta R$ 10 bilhões de investimentos adicionais da iniciativa privada, o que beneficiaria mais de um milhão de pessoas que passariam a contar com serviços de água e esgoto.

Já os críticos à privatização – pessoas que acompanharam as desastrosas experiências de privatização de serviços públicos no Brasil e no Exterior – sabem que a privatização, sozinha, não é garantia de tarifas mais baixas. Esse benefício, geralmente, só ocorre com subsídios do governo. Além do mais, o objetivo de empresas capitalistas é lucro, e para explorar cada centavo das antigas estatais, as empresas costumam demitir funcionários, enxugar estrutura e negligenciar a manutenção – como comprovam os casos recentes da Enel, em São Paulo, e da CEEE Equatorial, no Rio Grande do Sul.

O sofrimento sempre sobra para o povo. Sejam os que protestam por seus direitos no parlamento, e são violentamente espancados pelas forças de segurança do Estado, ou para todos aqueles que, longe dali, ficam sem água, esgoto e luz.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão