Em reunião com Agergs, PSOL e PT exigem punição à CEEE Equatorial
Retrato

Em reunião com Agergs, PSOL e PT exigem punição à CEEE Equatorial

Parlamentares apresentaram queixas de moradores de Porto Alegre e outras cidades afetadas pela falta de energia prolongada

Mandato Luciana Genro 24 jan 2024, 17:00

Foto: Divulgação

Sete dias depois do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul e deixou centenas de milhares de pessoas sem luz e sem água, parlamentares do PSOL e do PT se reuniram com a Agergs – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do Rio Grande do Sul, para tratar dos problemas enfrentados com a CEEE Equatorial. Os dirigentes do PSOL Luciana Genro, deputada estadual Fernanda Melchionna, deputada federal Roberto Robaina, presidente do PSOL Porto Alegre e Tamyres Filgueira, vice-presidente do PSOL Porto Alegre, juntamente com a deputada federal Maria do Rosário (PT) e a presidente estadual do PT, Juçara Dutra, reuniram-se com a presidente da Agergs, Luciana Luso de Carvalho.

A reunião buscou compreender a forma como funciona a regulação feita pela Agergs e em que medida a agência pode cobrar da Equatorial a respeito dos problemas graves que ocorreram. “A situação é inaceitável. Queremos aqui entender de que forma a Agergs pode atuar diante disso”, colocou Luciana Genro.

Roberto Robaina expôs que seu gabinete reuniu relatos de pessoas que estavam sem luz e buscou contato diretamente com a CEEE Equatorial, sem sucesso.

“No WhatsApp, depois que reclamamos, a empresa nos bloqueava. No 0800, ficávamos esperando uma hora, e no aplicativo não conseguimos nos cadastrar”, narrou.

O vereador e a deputada também levantaram ser inaceitável a falta de água em Porto Alegre, causada pela queda de energia elétrica em estações de bombeamento do DMAE, criticando a falta de atitude do governo municipal.

“É urgente responsabilizar a CEEE Equatorial e a RGE pelos danos causados aos gaúchos através da lógica do lucro desenfreado, demissões que geraram um atraso injustificável na reestabilização dos serviços de luz e água. Esse episódio tão duro contra o povo gaúcho mostra mais uma vez a urgência da luta pela reestatização da CEEE”, ponderou a deputada federal Fernanda Melchionna.

O gerente de energia elétrica e gás canalizado da Agergs, Alexandre Jung, afirmou que a agência avalia as equipes das empresas, o tempo médio de atendimento e restabelecimento de luz.

“Ambas as empresas que prestam serviços de energia no Rio Grande do Sul, a Equatorial e a RGE, vêm aumentando seu tempo para o restabelecimento de luz. Em Santa Catarina, pro exemplo, este tempo é três vezes menor”, afirmou.

Multas

A presidente da Agergs concordou que a comunicação é um dos grandes problemas enfrentados desde a privatização da CEEE-D. Ela irá se reunir com o presidente da Equatorial e irá levar o relato trazido por Robaina. Luciana de Carvalho também explicou como funciona o processo de multas cobradas pela Agergs: é feita uma cobrança e a empresa tem 15 dias para se manifestar, se após este prazo as medidas tomadas ainda não estiveram em conformidade com o previsto pela Agergs, é emitido um auto de infração.

Desde a privatização, a Agergs já determinou o pagamento de R$ 57,09 milhões em multa à Equatorial. Mas, ao haver a multa, a empresa pode recorrer tanto internamente na Agergs quanto à Aneel, o que faz com que o processo seja demorado.

Para a própria população, a lei só prevê ressarcimento em casos de equipamentos elétricos estragados, mas não de alimentos perdidos. “Nesse processo de ressarcimento dos aparelhos, pede-se que tenha nota fiscal do aparelho queimado. Mas a população não vai ter guardado essa nota, inclusive muitas famílias de baixa renda compram usado muitas vezes”, argumentou Tamyres.

A presidente da Agergs garantiu que irá propor que haja redução dos requisitos para o ressarcimento de aparelhos e que haja alguma compensação para quem ficou tantos dias sem luz. A Agergs, porém, não pode obrigar a empresa a fazer isso, apenas sugerir. “Neste momento, nós abrimos mais um processo de fiscalização, e então fazemos determinações de correções dos problemas e acompanhamos muito de perto”, afirmou Luciana de Carvalho.

Medidas mais duras, como a intervenção e suspensão do contrato com a empresa precisam partir da Aneel, que é a agência nacional. Mas a Agergs pretende enviar propostas à Aneel de medidas que facilitariam os direitos dos consumidores a serem tomadas pela CEEE Equatorial.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão