Condenamos o ataque à Embaixada do México no Equador
Embajada-Mexico-2-1

Condenamos o ataque à Embaixada do México no Equador

Declaração das organizações membros da IV Internacional na América Latina

IV Internacional 9 abr 2024, 14:51

Foto: API

A violenta ocupação policial da embaixada mexicana no Equador na sexta-feira, 5 de abril, atacou dois princípios básicos da diplomacia e da convivência civilizada entre as nações: o princípio da inviolabilidade da sede diplomática e o direito de asilo para qualquer pessoa perseguida por sua maneira de pensar.

O presidente de ultradireita e neoliberal do Equador, Daniel Noboa Azín, apresentou dois pretextos para sua ação inaceitável: que agiu para executar um mandado de prisão contra o ex-vice-presidente Jorge David Glas Espinel por suposto desvio de dinheiro e porque o presidente mexicano o acusou de ser um “facho conservador”. Os dois motivos alegados não resistem à menor análise. O absurdo é tão grave que já foi condenado abertamente por todos os países do continente e até mesmo por amplos setores do povo equatoriano e seus representantes políticos e sociais.

O ataque de Daniel Novoa à embaixada mexicana tem dois objetivos. O primeiro é criar a imagem de um “homem forte”, inspirado no Bukele de El Salvador, diante de um plebiscito no qual ele pretende impor o pagamento por hora. A segunda é punir seu oponente Jorge Glass por fazer parte do correísmo, que ainda mantém uma presença eleitoral significativa. O ódio visceral de Daniel Noboa por Rafael Correa e pelos movimentos sociais desrespeita toda a ordem legal, local e internacional. Noboa faz parte de uma oligarquia de ultradireita sujeita aos ditames de Washington.

A IV Internacional condena a agressão contra a sede diplomática mexicana no Equador, exige a libertação do ex-vice-presidente Jorge Glas e que lhe seja concedido salvo-conduto para que possa emigrar para o México.

Também pede o fortalecimento da fraternidade entre os povos de ambos os países e sua luta contra suas respectivas classes opressoras.

Abaixo o governo de direita de Noboa!
Pela unidade dos povos irmãos da América Latina e do Caribe!

Cidade do México, 9 de abril de 2024

Movimiento Socialista del Poder Popular, México.
Movimiento Esquerda Socialista – PSOL, Brasil.
Resistencia – PSOL, Brasil.
Poder Popular, Argentina.
Marabunta, Argentina.
Democracia Socialista, Puerto Rico.
Partido Revolucionario de las y los Trabajadores, México.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão