Contra a prisão ilegal de Leandro Dias e dos militantes da FNL
332165947_1418305252309771_4691397448727960005_n

Contra a prisão ilegal de Leandro Dias e dos militantes da FNL

Sem decisão judicial, polícia desmonta ocupação de famílias no Paraná.

FNL - Paraná 18 fev 2023, 19:43

A Polícia militar retirou as dezenas de famílias que ocuparam uma área abandonada, na região norte de Ponta Grossa, com uso de bombas e gás lacrimogêneo, na tarde do sábado de carnaval, 18/02/2023. Ao final da operação, 13 integrantes da Frente Nacional de Luta (FNL) foram levados a 13ª Divisão Policial de PG.

A área ocupada era de propriedade da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), que foi desmontada pela Prefeitura de Ponta Grossa, em 2022. Durante o período eleitoral de 2018, a então administração local anunciou a construção de um condomínio residencial (Jardim Boreal II) em parceria com a Prolar, Caixa Econômica, Cohapar e Ethos Engenharia para atender 260 famílias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, em um investimento de R$ 26 milhões.

Apesar da promessa, o projeto nunca saiu do papel e a área continuou abandonada por cerca de 10 anos. Em 17/02, após a ocupação pela FNL, a Prefeitura de PG alega que vendeu o terreno para uma construtora e a Polícia teria atendido o pedido da proprietária privada, mesmo sem decisão judicial para reintegração de posse. O município de Ponta Grossa registra um dos maiores déficits de moradia do Estado, estimado em 20 mil unidades, de acordo com informação da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em 2021.

Por isso, conclamamos toda solidariedade a Leandro Dias e aos demais presos políticos da FNL e fazemos um chamado as organizações políticas, movimentos sociais, sindicatos e entidades para se somarem na defesa da liberdade imediata dos presos políticos da FNL.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 28 abr 2024

Educação: fazer um, dois, três tsunamis

As lutas da educação nos Estados Unidos e na Argentina são exemplares para o enfrentamento internacional contra a extrema direita no Brasil e no mundo
Educação: fazer um, dois, três tsunamis
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 48
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Edição de março traz conteúdo inédito para marcar a memória da luta contra a repressão