No 8 de Março, deputada realiza congresso antifeminista em SC
AnaCampagnolo2

No 8 de Março, deputada realiza congresso antifeminista em SC

Assembleia Legislativa de Santa Catarina será palco de evento promovido pela bolsonarista Ana Campagnolo 

Tatiana Py Dutra 8 mar 2024, 10:58

Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

O 8 de Março é Dia Internacional de Luta das Mulheres, mas a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) é muito “afrontosa”. Ela despreza a data. E para provar isso (novamente) para suas equivocadas fãs, ela usará um espaço público. Hoje, será realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o 1º Congresso Antifeminista. Como se não bastasse, o evento deve acontecer no Auditório Deputada Antonieta de Barros, uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil.

Campagnolo é autora de livros enviesados que deturpam a história e as conquistas do feminismo sendo ela própria beneficiária delas. Talvez, sem cota de gênero ela – que foi catapultada para a “fama” por instar estudantes a gravar e denunciar manifestações político-partidárias dos professores -, não se elegesse nem ocupasse vaga no Legislativo.

A colunista Dagmara Spautz, do jornal NSC Total, qualificou a iniciativa como “um tapa na cara de quem trabalha por um mundo menos hostil para as mulheres”. A jornalista acrescenta que o evento vexaminoso é especialmente cruel porque em Santa Catarina, 2024 vem cumprindo a triste marca de uma mulher morta por feminicídio a cada cinco dias. 

“Só nesta semana, marcada pelo Dia Internacional da Mulher, Santa Catarina registrou cinco feminicídios. É um problema multifatorial, sistêmico, que passa invariavelmente pelo machismo e a misoginia – e que merecia estar em debate neste 8 de Março no Legislativo”, pontua Dagmara.

Contudo, no estado mais bolsonarista do país, o congresso tem tudo para ser sucesso. Entre as convidadas do evento, está Pietra Bertolazzi, ex-comentarista da Jovem Pan que acumula condenações por fake news no TSE, além de indenizar a primeira-dama Janja da Silva em R$ 30 mil por ofensas à sua pessoa.

A Alesc informou que não censura eventos e que cede o espaço conforme a demanda. Mas, como diz Dagmara, talvez seja hora “de avaliar se a Casa Legislativa deveria se prestar ao retrocesso e ao deboche”.


TV Movimento

Roberto Robaina entrevista Flávio Tavares sobre os 60 anos do golpe de 1º de abril

Entrevista de Roberto Robaina com o jornalista Flávio Tavares, preso e torturado pela ditadura militar brasileira, para a edição mensal da Revista Movimento

PL do UBER: regulamenta ou destrói os direitos trabalhistas?

DEBATE | O governo Lula apresentou uma proposta de regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo que apresenta grandes retrocessos trabalhistas. Para aprofundar o debate, convidamos o Profº Ricardo Antunes, o Profº Souto Maior e as vereadoras do PSOL, Luana Alves e Mariana Conti

O PL da Uber é um ataque contra os trabalhadores!

O projeto de lei (PL) da Uber proposto pelo governo foi feito pelas empresas e não atende aos interesses dos trabalhadores de aplicativos. Contra os interesses das grandes plataformas, defendemos mais direitos e melhores salários!
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 maio 2024

Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos

A catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul exige solidariedade imediata e medidas estruturais para que não se repita
Uma tragédia histórica e a urgência de novos rumos
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 49
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição traz o dossiê “Trabalho em um Mundo em Transformação”